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dc.contributor.advisorPires, Claudia Luisa Zeferinopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Vanderlei de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-23T04:28:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207118pt_BR
dc.description.abstractApresento nessa escrita um processo de procura de pertencimento étnico-racial que tem como fim a elucidação de algumas características de um corpo que se expressa como corpo lugar em momentos de suas apresentações em ambientes educativos, em comunidades, ou em pontos de circuitos culturais de grupos étnicos nos quais constitui relacionamentos culturais de pertença. A pedagogia griô aparece como uma ciência educativa que, a partir de um momento da vida do pesquisador o auxilia em seus processos de busca identitária e, junto à caminhada participativa de aprendizados com um Mestre Griô da cidade de Porto Alegre, vão ser instrumentos que evidenciarão funções e manifestações expressivas de valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas na revelação do que pode vir a ser o corpo lugar. Nas escolhas pessoais das formas culturais de seus pertencimentos étnicos, o pesquisador expõe fatos de sua trajetória de vida e vivências no lugar de nascimento e criação de seu pai na serra gaúcha, como partes das possíveis condições para ele mesmo vir a se expressar e compreender-se como um corpo lugar cujas expressividades sejam aproveitadas para algumas definições e manutenção de suas tradições familiares culturais étnico-raciais de povo negro a fim de ampliar a extensão de seu ser nos fazeres pedagógicos de ambientes formais de educação, assim como já o faz em ambientes culturais do movimento social. À afirmação de possibilidades de auxiliar a se compreender melhor os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas, algumas características do encantamento proveniente da ancestralidade e religiosidade do Mestre Griô, que é acompanhado desde antes e para além desse estudo acadêmico, as forças exusiacas serão apresentadas, assim como alguns valores civilizatórios que aparecerão como possíveis portas pelas quais professores e professoras de qualquer etnia possam acessar, na busca de suas formas pessoais de serem brasileiros na totalidade das matrizes étnicas da nação brasileira, para assim poderem agregar nas suas didáticas, de forma menos segmentada, as histórias e a valorização das epistemes existentes nas culturas de povos negros, afro-brasileiros e indígenas, povos tradicionais de terreiro, ou quilombolas.pt_BR
dc.description.abstractThe research presented brings a processo of searching for ethno-racial belonging that aims to elucidate some characteristics of a body that expresses itself as a place bofy at the momento f its presentations ineducational and Community environments, or in points of cultural circuits. Ethnic groups to which they belong. Griô pedagogy appears as an educational Science that, from a momento of the researcher fe, assists him in his processes of identity search and, along with the participatory learning process with a Master Griô from the city of Porto Alegre, will be instruments that will highlitht functions and expressive manifestations of Afro-Brasilian and indigenous civilizing values in the revelation of what may become a bady place. In the personal choices of the cultural forms of his ethnic belongings, the researcher exposes facts of his life trajectory and experiences in the place of birth and creation of his father in Serra Gaúcha, as part of the possible conditions for himself to come to express and understand himself as a place bady whose expressivities are taken advantage of for some definitions and maintenance of its ethnic-racial family cultural traditions of black people in order to extend the extension of its being in the pedagogical doings of formal education environments as it already does in cultural movements of the social movement of the social movement. In the affirmation of possibilities of helping to better understand Afro-Brasilian and indigenous civilizing values, some characteristics of the enchantment arising from Mestre Griô y and religiosity, which has been accompanied before and beyond this academic study, will be presented, as well as some civilizing values that will apper as possible doors through which teachers of any ethnicity can access in the search for their personal ways of being Brazilian in al the ethnic matrices of the Brazilian nation, so that they can add to their didactics, in a less segmented way, the stories and the appreciation of the existing epistemes in the cultures of black, afro-brazilian and indigenous peoples, traditional terreiro, or quilombola peoples.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectbody placeen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectgriô pedagogyen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGeografia culturalpt_BR
dc.subjectbelongingen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectethno-racialen
dc.subjectexeusiac forcesen
dc.subjectGriôpt_BR
dc.subjecttraditionalen
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.subjectethno-racial belongingen
dc.subjecttraditional peoplesen
dc.subjectafro-brazilian and indigenous civilizing valuesen
dc.titleComunicações do corpo lugar e a pedagogia griô : expressões e procedimentos de pertencimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113909pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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