Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Sandro Ruduitpt_BR
dc.contributor.authorWolffenbüttel, Rodrigo Forestapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-21T04:19:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206877pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata do papel de redes complexas de interação no processo de produção social de inovações voltadas para problemas ambientais, como o automóvel elétrico. A investigação baseia se no pressuposto de que essas redes, denominadas redes de inovação, são centrais para a introdução de novidades tecnológicas e econômicas em diferentes contextos, uma vez que a produção de inovação também depende da introdução de novidades institucionais (formais e informais) que permitem consolidar o processo. O estudo analisa, mais precisamente, como as redes de inovação modificam as formas de regulação de mercados concretos, a fim de possibilitar a implementação da inovação tecnológica. Para isso, busca explorar (a) os arranjos institucionais que moldam o mercado automotivo e suas formas de regulamentação; (b) a configuração dessas redes, com base na análise de seus membros, seus links e sua estrutura; e (c) os mecanismos de intermediação entre as redes e esses contextos que, conforme a relação estabelecida, acabam por estimular ou dificultar a produção social da inovação. Nesse sentido, a pesquisa está focada na investigação de três experiências de implementação de automóveis elétricos no contexto brasileiro: (1) Uma rede de atores orientados ao desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos relacionados ao automóvel elétrico, no âmbito do Projeto Veículo Elétrico da usina hidrelétrica Itaipu Binacional; (2) uma rede voltada para a instalação de sistemas de compartilhamento urbano público privado para veículos elétricos nas cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE); e (3) uma rede orientada para a criação de um laboratório de mobilidade urbana para investigar os impactos de carros elétricos no sistema nacional de distribuição de energia elétrica. A análise dessas experiências reflete as diversas tensões (ambiental, mobilidade urbana, saúde pública) sobre o mercado automotivo e seus modus operandi e aponta para a relevância da capacidade de articular as competências e interesses dos diversos atores nas redes para mudar as formas de regulação do mercado e superar as resistências da ordem estabelecida.pt_BR
dc.description.abstractThe present study examines the role of complex networks of interaction in the process of social production of innovations focused on environmental problems, such as the electric car. The study is based on the assumption that these networks, here called innovation networks, are central to the introduction of technological and economic novelties in different contexts, since the production of innovation also depends on the introduction of institutional and cultural novelties (norms and habits) that make it possible to consolidate the novelty. More precisely, the study analyzes how innovation networks modify the concrete markets regulations in order to enable the implementation of technological innovation. To this end, it seeks to explore (a) the institutional arrangements that shape the automotive market and its forms of regulation; (b) the configuration of these networks based on the analysis of their members, their links and their structure; and (c) the intermediation mechanisms between networks and these contexts that, according to the established relationship, end up stimulating or hindering the social production of innovation. In this sense, the research is focused on the investigation of three experiences of implementation of electric cars in the Brazilian context: (1) A network of actors oriented to the development of technologies and knowledge related to the electric car, within the scope of the Itaipu Hydroelectric Power Plant Electric Vehicle Project; (2) a network focused on the installation of public private urban sharing systems for electric vehicles in the cities of Recife (PE) and Fortaleza (CE); and (3) a network oriented to the creation of an urban mobility laboratory to investigate the impacts of electric cars on the national electricity distribution system. The analysis of these experiences reflects the various tensions (environmental, urban mobility, public health) about the automotive market and its modus operandi and points to the relevance of the ability to articulate the competences and interests of the various actors in the networks to change the the forms of market regulation and overcome the resistances of the established order.en
dc.description.abstractIl presente studio esamina il ruolo di reti complesse di interazione nel processo di produzione sociale di innovazioni incentrate su problemi ambientali come l'auto elettrica. Lo studio si basa sul presupposto che queste reti, qui chiamate reti di innovazione, siano fondamentali per l'introduzione di novità tecnologiche ed economiche in contesti diversi poiché la produzione di innovazione dipende anche dall'introduzione di novità istituzionali e culturali (norme e abitudini) che rendono possibile il consolidamento della novità. Più precisamente lo studio analizza il modo in cui le reti di innovazione modificano le normative dei mercati concreti al fine di consentire l'implementazione dell'innovazione tecnologica. Perciò cerca di esplorare (a) gli accordi istituzionali che modellano il mercato automobilistico e le sue forme di regolamentazione; (b) la configurazione di queste reti sulla base dell'analisi dei loro membri, dei loro collegamenti e della loro struttura; e (c) i meccanismi di intermediazione tra le reti e questi contesti che secondo la relazione stabilita finiscono per stimolare o ostacolare la produzione sociale di innovazione. In questo senso la ricerca è focalizzata sull'indagine di tre esperienze di implementazione di auto elettriche nel contesto brasiliano: (1) Una rete di attori orientati allo sviluppo di tecnologie e conoscenze relative all'auto elettrica nell'ambito del progetto del veicolo elettrico della centrale idroelettrica di Itaipu; (2) una rete focalizzata sull'installazione di sistemi di condivisione urbana pubblico privato per veicoli elettrici nelle città di Recife (PE) e Fortaleza (CE); e (3) una rete orientata alla creazione di un laboratorio di mobilità urbana per studiare gli impatti delle auto elettriche sul sistema nazionale di distribuzione dell'elettricità. L'analisi di queste esperienze riflette le varie tensioni (ambientale, mobilità urbana, sanità pubblica) relative al mercato automobilistico e al suo modus operandi e sottolinea l'importanza della capacità di articolare le competenze e gli interessi dei vari attori nelle reti per cambiare le forme di regolamentazione del mercato e superare le resistenze dell'ordine stabilito.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectElectric caren
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectNetworks of innovationen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAutomotive marketen
dc.subjectEconomic Sociologyen
dc.subjectAutomóvelpt_BR
dc.subjectAuto elettricait
dc.subjectReti di innovazioneit
dc.subjectMercato automobilisticoit
dc.subjectSociologia economicait
dc.titleProdução social da inovação : o automóvel elétrico e as redes de inovação no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001109997pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples