Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Karine dospt_BR
dc.contributor.authorMatos, Melissa Lemos dept_BR
dc.date.accessioned2020-03-19T04:14:36Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206840pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso, situado no campo da Educação, teve como objetivo geral identificar quais são as atribuições de pedagogas nas instituições identificadas no campo da Educação Social, compreendendo quais ofícios estas profissionais realizam nesses ambientes e o porquê da sua importância nesses locais. A pergunta de pesquisa que conduziu este estudo foi: qual o papel da pedagoga na Educação Social? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica tendo em vista o interesse em mapear a produção acadêmica sobre o tema. Autores como Libâneo, Severo e Gadotti foram fundamentais para a construção da reflexão no âmbito da Pedagogia no Brasil e Hidalgo para a Pedagogia Social na Europa. Constatou-se que a produção teórica sobre o tema é muito escassa, o que pode-se atribuir ao fato da formação em pedagogia ser direcionada para a Educação Escolar Formal, tornando os ofícios das Pedagogas em instituições de Educação Social um fazer amplo e diversificado. A relação ensino-aprendizagem se faz presente nesses espaços, compreendendo a ação educativa ali existente, legitimando, assim, o papel da Pedagoga nos espaços de ES e PS.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titlePedagogia e educação social : reflexões sobre o papel da pedagoga na educação socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples