Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao compartilhamento de seus resultados com o público. Na busca de evidenciar os principais desafios e possibilidades do processo de encenação teatral no contexto da Educação Básica, reflete-se sobre a utilização de recursos humanos, relacionais, curriculares, pedagógicos e de espaço ...
O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao compartilhamento de seus resultados com o público. Na busca de evidenciar os principais desafios e possibilidades do processo de encenação teatral no contexto da Educação Básica, reflete-se sobre a utilização de recursos humanos, relacionais, curriculares, pedagógicos e de espaço e tempo encontrados, ou conquistados, pelo professor de Teatro, para o desenvolvimento de processos criativos em sala de aula, sob a perspectiva construtivista de conhecimento. A situação empírica da investigação desenvolve-se com base nos princípios da pesquisa-ação, a partir de um projeto de encenação desenvolvido no ano letivo de 2018, junto a duas turmas de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, na qual a pesquisadora leciona a disciplina de Arte. As reflexões têm por base a leitura de teóricos dos campos da Pedagogia das Artes Cênicas e dos Estudos Teatrais, tais como: Viola Spolin (2008, 2009), Jean-Pierre Ryngaert (1977, 2009), Joaquim Gama (2002, 2009), Célida Salume Mendonça (2007, 2009, 2010, 2013), Anne Bogart (2011, 2017) e Patrícia Fagundes (2009, 2011), dentre outros. Como resultados da pesquisa destacam-se as análises dos procedimentos de criação cênica utilizados na função de professora-encenadora, considerando as etapas do processo de montagem, os fazeres docentes e discentes constitutivos da experiência pedagógica e artística vivenciada e as relações entre processo e produto na sala de aula, e para além dela. ...
Abstract
This work proposes the study of scenic artistic creations developed in the school environment, under the supervision of a specialist theater teacher, who foresee a cooperative process and aim to share their results with the public. In an attempt to highlight the main challenges and possibilities of the theatrical staging process in the context of Basic Education, it is reflected on the use of human, relational, curricular, pedagogical and space and time resources found, or conquered by the Thea ...
This work proposes the study of scenic artistic creations developed in the school environment, under the supervision of a specialist theater teacher, who foresee a cooperative process and aim to share their results with the public. In an attempt to highlight the main challenges and possibilities of the theatrical staging process in the context of Basic Education, it is reflected on the use of human, relational, curricular, pedagogical and space and time resources found, or conquered by the Theater teacher, for the development of creative processes in the classroom, from the constructivist perspective of knowledge. The empirical situation of the research develops based on the principles of action research, based on a staging project developed in the 2018 school year, together with two classes of ninth grade students from a state school network of Porto Alegre, where the researcher teaches the Art discipline. The reflections are based on the reading of theorists from the fields of Pedagogy of Performing Arts and Theater Studies, such as: Viola Spolin (2008, 2009), Jean-Pierre Ryngaert (1977, 2009), Joaquim Gama (2002, 2009), Célida Salume Mendonça (2007, 2009, 2010, 2013), Anne Bogart (2011, 2017) and Patrícia Fagundes (2009, 2011), among others. As results of the research stand out the analyzes of the scenic creation procedures used in the role of teacher-director, considering the stages of the assembly process, the teachers and students constitutive of the pedagogical and artistic experience lived and the relations between process and product in the classroom, and beyond. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Collections
-
Performing Arts (193)
This item is licensed under a Creative Commons License
