Self-telling : a autorrepresentação em narrativas visuais
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2019Author
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Academic level
Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo é fundado na pesquisa do meu processo de criação artística, relacionando a prática à teoria durante todo percurso de seu desenvolvimento. Inicio a narrativa desta caminhada retornando a trabalhos que deram origem a este projeto de pesquisa e revisito o estabelecimento de um método de criação que lanço mão para a concepção imagética e conceitual de meus trabalhos. Este método tem como base o fluxo de consciência, técnica literária aplicada por alguns escritores modernistas. Nes ...
O presente estudo é fundado na pesquisa do meu processo de criação artística, relacionando a prática à teoria durante todo percurso de seu desenvolvimento. Inicio a narrativa desta caminhada retornando a trabalhos que deram origem a este projeto de pesquisa e revisito o estabelecimento de um método de criação que lanço mão para a concepção imagética e conceitual de meus trabalhos. Este método tem como base o fluxo de consciência, técnica literária aplicada por alguns escritores modernistas. Nesse sentido, se instaura uma aproximação entre os campos das artes visuais e da literatura, ao mesmo tempo em que o método do fluxo de consciência acaba por originar um trabalho autobiográfico e de autorrepresentação. A produção poética, que se dá através da foto-performance e vídeo-performance é narrada e relacionada com a produção de artistas brasileiras e estrangeiras, como Marilice Corona, Letícia Parente, Sophie Calle, Tracey Emin e Lynda Benglis. Partindo da ideia de autorrepresentação como narrativa de si, busco estreitar a relação com a literatura ao aproximar o autor da obra com o narrador, baseada nas teorias de Gérard Genette, Michel Foucault, Roland Barthes e Mikhail Bakhtin. Por fim, abordo as questões tempo-espaciais de um trabalho de arte que, através da busca por uma narrativa não linear, se dão de forma não convencional. Analiso a autorreferencialidade, que cria narrativas em abismo e acabam por gerar distorções do espaço bidimensional da fotografia, partindo de autores como André Gide, Lucien Dällenbach e Werner Wolf. Também trato da possibilidade de entender o tempo fora do senso comum através do estabelecimento de paradoxos temporais, amparada pelos estudos de Paul Ricoeur e Pol Capdevila. Este percurso de pesquisa prática e teórica me permite avaliar o potencial narrativo de meus trabalhos, a autorrepresentação como narrativa visual e a não linearidade espaço-temporal como participante do conceito operatório. ...
Abstract
This study is based on the research of my artistic creative process, relating practice to theory throughout the course of its development. I begin the narration of this journey by returning to previous works that originated this research project, as well as revisit the establishment of a creative method I use for imagetic and conceptual conception of my artworks. This method is based on the stream of consciousness, a literary technique applied by some modernist writers. In this sense, an approx ...
This study is based on the research of my artistic creative process, relating practice to theory throughout the course of its development. I begin the narration of this journey by returning to previous works that originated this research project, as well as revisit the establishment of a creative method I use for imagetic and conceptual conception of my artworks. This method is based on the stream of consciousness, a literary technique applied by some modernist writers. In this sense, an approximation is made between the fields of visual arts and literature, at the same time that the method of the stream of consciousness originates an autobiographical and self-representational work. The poetic production, which occurs through photo-performance and video-performance, is narrated and related to the production of Brazilian, European and American artists, such as Marilice Corona, Letícia Parente, Sophie Calle, Tracey Emin and Lynda Benglis. Starting from the idea of self-representation as narrative of the self, I pursue to strengthen the relationship with literature bringing the author of the artwork closer to the narrator, based on the theories of Gérard Genette, Michel Foucault, Roland Barthes and Mikhail Bakhtin. Finally, I address the time-space issues of a work of art that, through the search for a nonlinear narrative, occur unconventionally. I analyse the self-reference, which creates mise en abyme and generates distortions of the two-dimensional space of photography, starting from authors such as André Gide, Lucien Dällenbach and Werner Wolf. Also, I deal with the possibility of understanding time out of common sense through temporal paradoxes, supported by the studies of Paul Ricoeur and Pol Capdevila. This journey of practical and theoretical research allows me to evaluate the narrative potential of my works, the self-representation as visual narrative and the space-time nonlinearity as a participant in the operative concept. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
-
Visual Arts (440)
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