O corpo festivo na criação cênica
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho propõe a noção de Corpo Festivo na cena teatral, a partir de experiências de criação cênica vividas pelo autor, em espetáculos desenvolvidos na graduação em Teatro, com Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e também em ambientes teatrais independentes. O principal campo de pesquisa consistiu na montagem de Cinza Tropical (estágio de interpretação teatral do autor), que busca recriar as possibilidades cênicas do carnaval de blocos d ...
O trabalho propõe a noção de Corpo Festivo na cena teatral, a partir de experiências de criação cênica vividas pelo autor, em espetáculos desenvolvidos na graduação em Teatro, com Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e também em ambientes teatrais independentes. O principal campo de pesquisa consistiu na montagem de Cinza Tropical (estágio de interpretação teatral do autor), que busca recriar as possibilidades cênicas do carnaval de blocos de rua e a energia presente nos corpos dos foliões, assim como discutir o fluxo contemporâneo de acontecimentos políticos e sociais que perpassam nossos corpos. A vivência do carnaval, da festa, da criação compartilhada e da atuação teatral em coro compõem a ideia do Corpo Festivo, acompanhado pelas reflexões sobre festividade na criação cênica (Fagundes 2010). ...
Resumen
El trabajo propone la noción de cuerpo festivo en la escena teatral, a partir de las experiencias de creación escénica vividas por el autor, en espectáculos desarrollados en el teatro de pregrado, con calificación en interpretación teatral, Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) y también en ambientes teatrales independientes. El principal campo de investigación consistió en la creación de Cinza Tropical (etapa de interpretación teatral del autor), que busca recrear las posibilidades ...
El trabajo propone la noción de cuerpo festivo en la escena teatral, a partir de las experiencias de creación escénica vividas por el autor, en espectáculos desarrollados en el teatro de pregrado, con calificación en interpretación teatral, Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) y también en ambientes teatrales independientes. El principal campo de investigación consistió en la creación de Cinza Tropical (etapa de interpretación teatral del autor), que busca recrear las posibilidades escénicas del carnaval callejero y la energía presente en los cuerpos de los juerguistas, así como discutir el flujo contemporáneo de eventos políticos y sociales que impregnan nuestros cuerpos. La experiencia del carnaval, la celebración, la creación compartida y la representación teatral en el coro conforman la idea del cuerpo festivo, acompañado de reflexiones sobre la festividad en la creación escénica (Fagundes 2010). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License