A valorização dos processos criativos infantis através das relações entre a arte e o brincar
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar e evidenciar (através de fotos, vídeos e bilhetes) a importância da valorização dos processos criativos infantis de ordem lúdica. Através da Extensão Programa de Apoio Extra-Disciplinar para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais (PAED), coordenado pelas professoras Paula Mastroberti e Aline Nunes da Rosa do Instituto de Artes da UFRGS, elaborei um projeto de ensino para atuar na primeira infância. Através dele, realizei 16 propostas com crianças de 2 a ...
Este estudo tem como objetivo analisar e evidenciar (através de fotos, vídeos e bilhetes) a importância da valorização dos processos criativos infantis de ordem lúdica. Através da Extensão Programa de Apoio Extra-Disciplinar para o Curso de Licenciatura em Artes Visuais (PAED), coordenado pelas professoras Paula Mastroberti e Aline Nunes da Rosa do Instituto de Artes da UFRGS, elaborei um projeto de ensino para atuar na primeira infância. Através dele, realizei 16 propostas com crianças de 2 a 3 anos na Escola Infantil do Centro Integrado de Desenvolvimento (CID), onde atuo como bolsista dessa extensão desde março de 2019. O plano educativo foi fundamentado na Arte Contemporânea e na abordagem de Reggio Emilia, que teve como objetivo potencializar e valorizar o processo criativo lúdico através da exploração das variações e multidimensionalidades do papel. O projeto promoveu novas experiências junto com as crianças, desenvolvendo a criatividade e a autonomia. Através do reconhecimento do brincar como parte constituinte da poética infantil, o projeto abriu espaço para o contato com materiais usuais sob outra perspectiva ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (658)
Este item está licenciado na Creative Commons License