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Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual
dc.contributor.advisor | Cattani, Airton | pt_BR |
dc.contributor.author | Fillmann, Maria Carolina Frohlich | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T04:15:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206578 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda, sob o olhar do design, diretrizes para a representação de figuras táteis para a aplicação em livros, lâminas e outros materiais de apoio, destinados ao estímulo tátil precoce de crianças na fase da educação infantil, entre zero e cinco anos de idade. A investigação parte da inquietação sobre o modo como os significados das ilustrações de publicações táteis não são bem compreendidas pelas pessoas com deficiência visual. Junto a isso, a verificação sobre a percepção positiva sobre dois modelos de ensino de desenho para pessoas com deficiência visual, somados à contribuição dos critérios para a produção de livros táteis estabelecidos por duas renomadas instituições internacionais. A partir desses três pontos e de sua análise de convergência, são elencados os critérios para a representação de figuras em livros táteis e outros materiais educacionais para estimular o sentido háptico das crianças. Por ser um estudo conduzido sob o olhar do design gráfico, o objetivo foi o de produzir, sob o viés do processo de projeto, um instrumento com orientações para mediadores, educadores e familiares de crianças com deficiência visual, de modo a orientá-los para o uso adequado de figuras que gerem estímulo tátil. A partir da base teórica estabelecida, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada com um grupo de educadores experientes no ensino para pessoas com deficiência visual. Com isso, chegou-se à proposição final de um guia contendo diretrizes para o desenvolvimento de figuras táteis para as crianças com deficiência visual. Esse guia foi validado por especialistas em educação, e as conclusões apontam para a adequação deste tipo de instrumento para a representação de material tátil, evidenciando a importância do projetar do design para todos, incluindo crianças deficiência visual. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research addresses, under the eyes of the project, guidelines for the representation of tactile figures for application in books, slides and other supporting materials, aiming at early tactile stimulation of children in the early phase of education, between zero and five years. Research arises from concerns about how visually impaired people do not understand the meaning of illustrations in tactile publications. Along with this, the verification of the positive perception of two models of design education for visually impaired people added the contribution of the criteria to the production of tactile books established by two renowned international institutions. From these three points and their convergence analysis, the criteria for representing figures in tactile books and other educational materials to stimulate children's haptic sense are listed. Being a study conducted under the eye of graphic design, the objective was to produce, under the bias of the design process, an instrument with guidelines for mediators, educators and families of children with visual impairment, in order to guide them for the use. appropriate. of figures that generate tactile stimulation. Based on the established theoretical basis, qualitative research was developed from data collection through semi-structured interviews with a group of educators with experience in teaching visually impaired people. This led to the final proposal for a guide containing guidelines for developing tactile figures for visually impaired children. This guide has been validated by education experts and the results point to the appropriateness of this type of instrument for the representation of tactile material, highlighting the importance of design for everyone, including children with visual impairment. | en |
dc.description.abstract | Esta investigación aborda, bajo los ojos del proyecto, pautas para la representación de figuras táctiles para su aplicación en libros, diapositivas y otros materiales de apoyo, con el objetivo de la estimulación táctil temprana de los niños en la fase temprana de la educación, entre cero y cinco años. años La investigación surge de las preocupaciones sobre cómo las personas con discapacidad visual no entienden el significado de las ilustraciones en publicaciones táctiles. Junto con esto, la verificación de la percepción positiva de dos modelos de educación en diseño para personas con discapacidad visual agregó la contribución de los criterios a la producción de libros táctiles establecidos por dos instituciones internacionales de renombre. A partir de estos tres puntos y su análisis de convergencia, se enumeran los criterios para representar figuras en libros táctiles y otros materiales educativos para estimular el sentido háptico de los niños. Al ser un estudio realizado bajo el ojo del diseño gráfico, el objetivo era producir, bajo el sesgo del proceso de diseño, un instrumento con pautas para mediadores, educadores y familias de niños con discapacidad visual, con el fin de guiarlos para su uso. apropiado de figuras que generan estimulación táctil. Sobre la base de la base teórica establecida, la investigación cualitativa se desarrolló a partir de la recopilación de datos a través de entrevistas semiestructuradas con un grupo de educadores con experiencia en la enseñanza de personas con discapacidad visual. Esto llevó a la propuesta final de una guía que contiene pautas para desarrollar figuras táctiles para niños con discapacidad visual. Esta guía ha sido validada por expertos en educación y los resultados apuntan a la idoneidad de este tipo de instrumento para la representación de material táctil, destacando la importancia del diseño para todos, incluidos los niños con discapacidad visual. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Visual impairment | en |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Child development | en |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Graphic design | en |
dc.subject | Tactile Figures | en |
dc.subject | Infant illustration | en |
dc.subject | Discapacidad visual | es |
dc.subject | Desarrollo infantil | es |
dc.subject | Diseño grafico | es |
dc.subject | Figuras táctiles | es |
dc.subject | Ilustración infantil | es |
dc.title | Design orientado para o tato : diretrizes de representação de figuras táteis para o estímulo precoce em crianças com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113222 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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