A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
dc.contributor.advisor | Méndez, Natalia Pietra | pt_BR |
dc.contributor.author | Tirandelli, Laura Gallo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T04:17:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206489 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação voltada a compreender aspectos do processo de ensino e aprendizagem da história. Considerando a sala de aula como o espaço para a construção de conhecimentos e práticas de ensino, a pesquisa foi realizada nas aulas de história dos oitavos anos do Ensino Fundamental, em duas turmas nas quais atuo como docente da disciplina de história. Trata-se da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica em que se privilegiou a biografia de um sujeito histórico: a rainha angolana Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji. O objetivo da pesquisa foi examinar se o uso da biografia no ensino de história pode contribuir para questionar concepções de gênero e raça, possibilitando que estudantes problematizem a ação dos sujeitos históricos. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvida uma sequência didática inserida no eixo temático sobre o estudo do colonialismo e imperialismo. Desta forma, a dissertação consiste na apresentação da fundamentação teórica que orientou o desenvolvimento da proposta didática, o relato da aplicação da proposta em sala de aula e, por fim, a análise das produções dos/as estudantes, em que foram utilizados diferentes artefatos culturais e fontes documentais que contemplassem visões diversas sobre a personagem e seu contexto. Para a análise dos materiais produzidos pelos/as estudantes, foi adotada a perspectiva relacional como possibilidade de suscitar reflexões sobre estereótipos de gênero e a constituição do racismo estrutural presente nas relações sociais, fundadas a partir do processo colonizador português que vincula Angola ao Brasil. A opção por colocar em evidência as hierarquizações e as origens destas é um meio de conduzir as reflexões sobre e através das práticas em sala de aula, de maneira que o ensino de história contemple sujeitos tradicionalmente invisibilizados. Como resultado da pesquisa, foi possível acompanhar que o estudo de uma personagem, dentro de um contexto histórico, possibilitou aos e às estudantes desnaturalizar concepções de gênero e raça e, ainda que de forma parcial, historicizar essas relações, situando-as no contexto das resistências ao colonialismo e ao imperialismo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents the results of an action research aimed at understanding aspects of teaching and learning process of history. Considering classroom as the space for knowledge construction and teaching practices, the research was carried out in the history classes of eighth years of elementary school, in which I act two of them as the official teacher of this discipline. It is the elaboration and application of a pedagogical proposal in which we approach the biography of a historical subject: the Angolan Queen Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji. The aim of the research is to examine if the use of this biography in history teaching can contribute to question conceptions of gender and race, allowing students to problematize the action of historical subjects. To achieve this objective, a didactic sequence was developed, inserted in the thematic axis on the study of imperialism and colonialism. Being so, this text consists of the presentation of the theoretical foundation that guided the development of the didactic proposal, the proposal application report in the classroom and, finally, the analysis of the student’s productions, in which were used different cultural artifacts and sources of documentation that contemplated different visions of the personage and her context. For the analysis of the materials produced by the students, a relational perspective was adopted as a possibility to elicit reflections on gender stereotypes and the constitution of structural racism present in social relations, based on the Portuguese colonizing process that links Angola to Brazil. The option of highlighting the hierarchies and their origins is a means of conducting the reflections through classroom practices, in a way that history teaching may contemplate subjects traditionally invisible. As a result of the research, it was possible to follow that the study of a character, within a historical context, enabled the students to denature conceptions of gender and race and, in a partial way, to put these relations into the historical scope, situating them in the context of colonialism and imperialism resistance. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Ethnic-racial relations | en |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Biography | en |
dc.subject | Final years of elementary school | en |
dc.subject | Ensino fundamental : Séries finais | pt_BR |
dc.subject | Angola | pt_BR |
dc.title | A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112610 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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