O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
dc.contributor.advisor | Carvalho, Marie Jane Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Albuquerque, Renato Avellar de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T04:20:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206419 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113155 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)