Influência da arfagem e mergulho em acidentes de trânsito automotivo do tipo colisão traseira
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Title alternative
Influence of pitch and dive in automotive rear end collision
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os acidentes automotivos crescem em conjunto com o aumento do fluxo de veículos que adentram as rodovias. A simulação de acidentes por meio de software é uma ferramenta, que aliada à análise da dinâmica veicular ajuda a entender melhor as causas dos acidentes, e assim, apontar o possível responsável judicialmente. Entretanto, surgem dificuldades de interpretação do acidente que envolve colisão, frente às poucas marcas de frenagem existentes, e vestígios que apontem fielmente a dinâmica do ocorr ...
Os acidentes automotivos crescem em conjunto com o aumento do fluxo de veículos que adentram as rodovias. A simulação de acidentes por meio de software é uma ferramenta, que aliada à análise da dinâmica veicular ajuda a entender melhor as causas dos acidentes, e assim, apontar o possível responsável judicialmente. Entretanto, surgem dificuldades de interpretação do acidente que envolve colisão, frente às poucas marcas de frenagem existentes, e vestígios que apontem fielmente a dinâmica do ocorrido, sobrando muitas vezes apenas as deformações dos veículos como prova do ocorrido. Este trabalho objetiva reunir métodos de cálculos analítico e aproximações empíricas pelas características da deformação do impacto que auxiliem a contornar os problemas de interpretação do acidente. Esse trabalho propõe uma metodologia que emprega a influência do mergulho (dive) e da arfagem (pitch) em acidentes de trânsito veicular do tipo colisão traseira, adicionando esses movimentos na determinação da velocidade inicial do veículo colidente. Ainda, foi apresentado a sensibilidade desses movimentos em curvas de resposta em função de algumas características dinâmicas veiculares. Essa metodologia, que avalia melhor a resposta dinâmica do veículo, permitirá futuras simulações, e um melhor entendimento, visto que na grande maioria dos acidentes do tipo colisão traseira ocorre frenagem e a participação desses movimentos, que influenciam diretamente nas características do acidente. ...
Abstract
Automotive accidents are growing simultaneously with the high flow of vehicles entering the highways annually. The simulation of accidents through software is a tool that, combined with the analysis of vehicular dynamics helps to better understand the causes of accidents, and thus appoint the possible responsible person in court. However, difficulties appear in interpreting the collision accident due to the few existing braking marks, and traces that faithfully point out the dynamics of the eve ...
Automotive accidents are growing simultaneously with the high flow of vehicles entering the highways annually. The simulation of accidents through software is a tool that, combined with the analysis of vehicular dynamics helps to better understand the causes of accidents, and thus appoint the possible responsible person in court. However, difficulties appear in interpreting the collision accident due to the few existing braking marks, and traces that faithfully point out the dynamics of the event, often leaving only the deformations of the vehicles as evidence of the event. This work aims to acquire analytical calculation methods and empirical approximations by the characteristics of impact deformation that help to circumvent the problems of interpretation of the accident. This work proposes a methodology that employs the influence of dive and pitch in rear-end crashes, adding these movements to determine the initial speed of the crashing vehicle. Also, the sensitivity of these movements in response curves was presented as a function of some dynamic vehicle characteristics. This methodology, which better assesses the dynamic response of the vehicle, will allow future simulations and a better understanding, since in the vast majority of rear end crashes there is braking and the participation of these movements, which directly influence the accident characteristics. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License