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dc.contributor.advisorCasas, Walter Jesus Paucarpt_BR
dc.contributor.authorPimentel, Rafael Ellwangerpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T04:18:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206391pt_BR
dc.description.abstractOs acidentes automotivos crescem em conjunto com o aumento do fluxo de veículos que adentram as rodovias. A simulação de acidentes por meio de software é uma ferramenta, que aliada à análise da dinâmica veicular ajuda a entender melhor as causas dos acidentes, e assim, apontar o possível responsável judicialmente. Entretanto, surgem dificuldades de interpretação do acidente que envolve colisão, frente às poucas marcas de frenagem existentes, e vestígios que apontem fielmente a dinâmica do ocorrido, sobrando muitas vezes apenas as deformações dos veículos como prova do ocorrido. Este trabalho objetiva reunir métodos de cálculos analítico e aproximações empíricas pelas características da deformação do impacto que auxiliem a contornar os problemas de interpretação do acidente. Esse trabalho propõe uma metodologia que emprega a influência do mergulho (dive) e da arfagem (pitch) em acidentes de trânsito veicular do tipo colisão traseira, adicionando esses movimentos na determinação da velocidade inicial do veículo colidente. Ainda, foi apresentado a sensibilidade desses movimentos em curvas de resposta em função de algumas características dinâmicas veiculares. Essa metodologia, que avalia melhor a resposta dinâmica do veículo, permitirá futuras simulações, e um melhor entendimento, visto que na grande maioria dos acidentes do tipo colisão traseira ocorre frenagem e a participação desses movimentos, que influenciam diretamente nas características do acidente.pt_BR
dc.description.abstractAutomotive accidents are growing simultaneously with the high flow of vehicles entering the highways annually. The simulation of accidents through software is a tool that, combined with the analysis of vehicular dynamics helps to better understand the causes of accidents, and thus appoint the possible responsible person in court. However, difficulties appear in interpreting the collision accident due to the few existing braking marks, and traces that faithfully point out the dynamics of the event, often leaving only the deformations of the vehicles as evidence of the event. This work aims to acquire analytical calculation methods and empirical approximations by the characteristics of impact deformation that help to circumvent the problems of interpretation of the accident. This work proposes a methodology that employs the influence of dive and pitch in rear-end crashes, adding these movements to determine the initial speed of the crashing vehicle. Also, the sensitivity of these movements in response curves was presented as a function of some dynamic vehicle characteristics. This methodology, which better assesses the dynamic response of the vehicle, will allow future simulations and a better understanding, since in the vast majority of rear end crashes there is braking and the participation of these movements, which directly influence the accident characteristics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVehicle dynamicsen
dc.subjectCollisionen
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectSensitivityen
dc.subjectTrafficen
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.titleInfluência da arfagem e mergulho em acidentes de trânsito automotivo do tipo colisão traseirapt_BR
dc.title.alternativeInfluence of pitch and dive in automotive rear end collision en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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