Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional
dc.contributor.advisor | Carvalho, Marie Jane Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Behenck, Rosângela Leffa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T04:17:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206369 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva compreender a concepção de aprendizagem que os alunosprofessores do curso de Pedagogia a distância da UFRGS revelam a partir das reflexões que realizam em seu Portfólio de Aprendizagens. Essa reflexão nos permitirá analisar o modo como o aluno-professor compreende a relação entre os saberes da docência e o conhecimento teórico em educação expresso na sua elaboração escrita que é também elaboração reflexiva, crítica. Nesse estudo, tomaremos como referência os estudos de Schön, Nóvoa e Carvalho a fim de analisar a relação entre aprendizagem e formação profissional do professor, pois partimos da hipótese de que a prática reflexiva produz mudanças em diferentes âmbitos: pessoal, profissional e organizacional, produzindo, assim, a profissão e a escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Portfólio | pt_BR |
dc.title | Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113161 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | 2020. | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)