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dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.contributor.authorPrá, Jussara Reispt_BR
dc.date.accessioned2020-02-28T04:05:39Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn0103-6831pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206288pt_BR
dc.description.abstractOs autores investigaram o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho em Ciências de 23.009 candidatos ao concurso vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variações de escolaridade destacaram-se como as mais importantes pois, somente elas (7 variáveis), explicaram 34, 3% da variância do desempenho, enquanto as variáveis socioeconômicos explicaram apenas 16, 6%. Tais resultados, segundo as autores da pesquisa, constituir-se-iam em evidência empírica contra os posicionamentos teóricos deterministas e reducionistas, que atribuem a algum fator (como, por exemplo, ao socioeconômico) um peso decisivo sobre o resultado no concurso vestibular.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em avaliação educacional. São Paulo. N. 20 (jul./dez. 1999), p. 129-154pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.titleExplicação do desempenho em Ciências no Concurso Vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000151220pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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