Explicação do desempenho em Ciências no Concurso Vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author | Silveira, Fernando Lang da | pt_BR |
dc.contributor.author | Prá, Jussara Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-28T04:05:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-6831 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206288 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os autores investigaram o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho em Ciências de 23.009 candidatos ao concurso vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variações de escolaridade destacaram-se como as mais importantes pois, somente elas (7 variáveis), explicaram 34, 3% da variância do desempenho, enquanto as variáveis socioeconômicos explicaram apenas 16, 6%. Tais resultados, segundo as autores da pesquisa, constituir-se-iam em evidência empírica contra os posicionamentos teóricos deterministas e reducionistas, que atribuem a algum fator (como, por exemplo, ao socioeconômico) um peso decisivo sobre o resultado no concurso vestibular. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos em avaliação educacional. São Paulo. N. 20 (jul./dez. 1999), p. 129-154 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vestibular | pt_BR |
dc.title | Explicação do desempenho em Ciências no Concurso Vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000151220 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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