Trajetória dos pacientes até a chegada ao centro de especialidades odontológicas de periodontia da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Antecedentes: A necessidade da melhor organização do sistema de saúde brasileiro, principalmente no que diz respeito à integralidade da assistência vem sendo amplamente discutida. Em relação à saúde bucal, o tratamento especializado das doenças periodontais se faz no âmbito da atenção secundária, mais especificamente nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Existe uma necessidade de boa comunicação entre a atenção primária e secundária para a melhor assistência possível ao paciente. ...
Antecedentes: A necessidade da melhor organização do sistema de saúde brasileiro, principalmente no que diz respeito à integralidade da assistência vem sendo amplamente discutida. Em relação à saúde bucal, o tratamento especializado das doenças periodontais se faz no âmbito da atenção secundária, mais especificamente nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Existe uma necessidade de boa comunicação entre a atenção primária e secundária para a melhor assistência possível ao paciente. Objetivo: Descrever o perfil; os locais que referenciaram; a trajetória e o grau de satisfação dos pacientes que são atendidos no CEO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na especialidade de Periodontia. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado com 20 questões. A amostra foi constituída por 33 pacientes em acompanhamento ou tratamento no CEO de periodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados através da organização por frequência absoluta e relativa de forma descritiva, por meio do software estatístico SPSS v.18. Resultados: Dos pacientes entrevistados, 63,6% eram mulheres, 63,6% tinham idade entre 50 e 69 anos, 54,5% possuíam renda entre 1 e 2 salários mínimos e 45,4% possuíam o ensino fundamental incompleto. Das 105 UBSs localizadas em Porto Alegre, 17 fizeram pelo menos 1 encaminhamento ao CEO de Periodontia da FO-UFRGS sendo que metade dos pacientes demorou até 30 dias para ser chamado. Quanto ao grau de satisfação dos pacientes, 78,8% dos pacientes se sentiram muito satisfeitos com o tratamento disponibilizado no CEO de Periodontia da UFRGS. Conclusão: O estudo mostrou que a maioria dos pacientes era do sexo feminino, nunca tinha realizado tratamento anteriormente, apenas 17 UBSs de 105 encaminharam seus pacientes para CEO de Periodontia e a maioria dos entrevistados se sentiu muito satisfeita com o tratamento realizado ...
Abstract
Background: The need for better organization of the Brazilian health system, especially with regard to comprehensive care has been widely discussed. Regarding oral health, specialized treatment of periodontal diseases is done within the secondary care, more specifically on specialized dental clinics (CEOs). There is a need for good communication between primary and secondary care for the best possible patient care. Aim: To describe the profile; sites that have referred; the trajectory and the d ...
Background: The need for better organization of the Brazilian health system, especially with regard to comprehensive care has been widely discussed. Regarding oral health, specialized treatment of periodontal diseases is done within the secondary care, more specifically on specialized dental clinics (CEOs). There is a need for good communication between primary and secondary care for the best possible patient care. Aim: To describe the profile; sites that have referred; the trajectory and the degree of satisfaction of patients who are treated at the CEO in Periodontics specialty of the Federal University of Rio Grande do Sul. Methods: a descriptive study was conducted with a quantitative approach, through the application of a structured questionnaire with 20 questions. The sample consisted of 33 patients in follow-up or treatment in periodontics CEO of the Federal University of Rio Grande do Sul. Data were analyzed through the organization by absolute and relative frequency descriptively, using the statistical software SPSS v.18. Results: Of the patients interviewed, 63.6% were women, 63.6% were aged between 50 and 69 years, 54.5% had income between 1 and 2 minimum wages and 45.4% had not finished elementary school. Of the 105 UBSs located in Porto Alegre, 17 made at least one referral to CEO of Periodontics of FO-UFRGS and half of patients took 30 days to be called. The degree of patient satisfaction, 78.8% of patients felt very satisfied with the treatment available in CEO of Periodontics of UFRGS. Conclusion: The study showed that most patients were female, had never done before treatment, only 17 of 105 UBSs forwarded their patients to Periodontics CEO and the majority of respondents felt very satisfied with the treatment performed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Especialização em Dentística.
Coleções
-
Ciências da Saúde (1492)
Este item está licenciado na Creative Commons License