Pega Leve - saúde mental do estudante universitário : um relato de experiência
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Data
2019Autor
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Resumo
A saúde mental no ambiente universitário envolve diversos fatores pessoais, institucionais e ambientais em uma etapa de transição do ciclo vital dos estudantes, o que pode torná-los mais vulneráveis ao início, agravamento ou perpetuação de transtornos mentais comuns. Somado a isso, as buscas por ajuda e tratamento adequado nessa população são insuficientes, principalmente devido às barreiras atitudinais como o estigma e estratégias de coping disfuncionais, o que propicia desfechos piores. Dessa ...
A saúde mental no ambiente universitário envolve diversos fatores pessoais, institucionais e ambientais em uma etapa de transição do ciclo vital dos estudantes, o que pode torná-los mais vulneráveis ao início, agravamento ou perpetuação de transtornos mentais comuns. Somado a isso, as buscas por ajuda e tratamento adequado nessa população são insuficientes, principalmente devido às barreiras atitudinais como o estigma e estratégias de coping disfuncionais, o que propicia desfechos piores. Dessa forma, o projeto de extensão “Pega Leve – saúde mental do estudante universitário”, intervenção baseada em treinamento de gatekeepers entre os próprios estudantes se apresenta como uma potencial ferramenta de promoção e prevenção em saúde mental nessa população, permitindo a criação de redes de apoio, identificação precoce dos casos de risco e encaminhamento adequado para serviço de saúde mental. Durante os anos de 2018 e 2019, foram mais de setecentas pessoas atingidas pelas ações promovidas pelo Pega Leve e três turmas de gatekeepers formadas segundo o protocolo inédito desenvolvido para o projeto, resultando subjetivamente em uma maior percepção de engajamento e apoio social e colocando o estudante como agente ativo de promoção de saúde mental nos diversos microambientes compreendidos pela Universidade. ...
Abstract
Mental health in the university setting involves a variety of personal, institutional, and environmental factors at a transitional stage in the students' life cycle, which may make them more vulnerable to the onset, aggravation, or perpetuation of common mental disorders. In addition, the search for help and adequate treatment in this populationis insufficient, mainly due to attitudinal barriers such as stigma and dysfunctional coping strategies, which provides worse outcomes. Thus, the extensi ...
Mental health in the university setting involves a variety of personal, institutional, and environmental factors at a transitional stage in the students' life cycle, which may make them more vulnerable to the onset, aggravation, or perpetuation of common mental disorders. In addition, the search for help and adequate treatment in this populationis insufficient, mainly due to attitudinal barriers such as stigma and dysfunctional coping strategies, which provides worse outcomes. Thus, the extension project “Pega Leve -college students’ mental health”, an intervention based onpsychoeducation andgatekeeper training among peers, presents itself as a potential tool for the promotion and prevention of mental health in this population, allowing the creation of support networks, early identification of risk cases and appropriate referral to mental health services. During 2018 and 2019, more than seven hundred people were affected by thepsychoeducationsactions promoted by Pega Leve, subjectively resulting in a greater perception of engagement and social support and placing the student as an active mental health promotion agent in the various microenvironments comprised by the University. ...
Résumé
La santé mentale en milieu universitaire implique une variété de facteurs personnels, institutionnels et environnementaux à un stade transitoire du cycle de vie des étudiants, ce qui peut les rendre plus vulnérables au début, à l'aggravation ou à la perpétuation de troubles mentaux courants. En outre, la recherche d'aide et de traitement adéquat dans cette population est insuffisante, principalement en raison d'obstacles comportementaux tels que la stigmatisation et des stratégies d'adaptation ...
La santé mentale en milieu universitaire implique une variété de facteurs personnels, institutionnels et environnementaux à un stade transitoire du cycle de vie des étudiants, ce qui peut les rendre plus vulnérables au début, à l'aggravation ou à la perpétuation de troubles mentaux courants. En outre, la recherche d'aide et de traitement adéquat dans cette population est insuffisante, principalement en raison d'obstacles comportementaux tels que la stigmatisation et des stratégies d'adaptation dysfonctionnelles, qui produisent des résultats pires. Ainsi, le projet d'extension"Pega Leve -Santé mentale des étudiants universitaires", une intervention basée sur lapsychoéducation et laformation de gatekeepersparmi les étudiants eux-mêmes, se présente comme un outil potentiel pour la promotion et la prévention de la santé mentale dans cette population, permettant la création de réseaux de soutien, l'identification précoce des cas à risque et l'orientation appropriée vers les services de santé mentale. En 2018 et 2019, plus de sept cent personnes ont été touchées par les actions promues par Pega Leve, ce qui a abouti subjectivement à une meilleure perception de l'engagement et du soutien social, en plaçant l'étudiant en tant qu’agent actif de promotion de la santé mentale dans les divers micro-environnements compris par l’Université. ...
Resumen
La salud mental en el entorno universitario involucra una variedad de factores personales, institucionales y ambientales en una etapa de transición enel ciclo de vida de los estudiantes, que pueden hacerlos más vulnerables al inicio, agravamiento o perpetuación de trastornos mentales comunes. Además, la búsqueda de ayuda y tratamiento adecuado en esta población es insuficiente, principalmente debido a las barreras de actitud, como el estigma y las estrategias de copingdisfuncionales, que propor ...
La salud mental en el entorno universitario involucra una variedad de factores personales, institucionales y ambientales en una etapa de transición enel ciclo de vida de los estudiantes, que pueden hacerlos más vulnerables al inicio, agravamiento o perpetuación de trastornos mentales comunes. Además, la búsqueda de ayuda y tratamiento adecuado en esta población es insuficiente, principalmente debido a las barreras de actitud, como el estigma y las estrategias de copingdisfuncionales, que proporcionan peores resultados. Así, el proyecto de extensión “Pega Leve -salud mental de estudiantes universitarios”, una intervención basada em lapsicoeducación y la capacitación de gatekeepersentre los propios estudiantes, se presenta como una herramienta potencial para la promoción y prevención de la salud mental en esta población, permitiendo la creación de redes de apoyo, identificación temprana de casos de riesgo y derivación adecuada a servicios de salud mental. Durante 2018 y 2019, más de setecientas personas se vieron afectadas por las accionespsicoeducativaspromovidas por Pega Leve, lo que resultó subjetivamente en una mayor percepción de compromiso yapoyo social y poniendoal estudiante como agente activo de promoción de la salud mental en los diversos microambientes que componenla Universidad. ...
Contido em
Trabalho (En)Cena. Palmas. Vol. 4, n. 2 (2019), p. 519-530
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