Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, especialmente apoiadas pela internet, propiciou o surgimento de empreendimentos que usufruem da colaboração de diversos atores no desenvolvimento de um produto ou serviço. Neste contexto, as plataformas multilaterais vêm se consolidando como o principal modelo de negócio, articulando diversas partes na criação conjunta de valor. Entretanto, ainda que diversas plataformas tenham alcançado notoriedade e sucesso comercial – e.g. Ube ...
A constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, especialmente apoiadas pela internet, propiciou o surgimento de empreendimentos que usufruem da colaboração de diversos atores no desenvolvimento de um produto ou serviço. Neste contexto, as plataformas multilaterais vêm se consolidando como o principal modelo de negócio, articulando diversas partes na criação conjunta de valor. Entretanto, ainda que diversas plataformas tenham alcançado notoriedade e sucesso comercial – e.g. Uber, AirBnB, Ebay, Youtube – muitas dúvidas remanescem em relação ao processo de cocriação de valor, seus desdobramentos estratégico e desafios associados à implantação, sustentação e expansão do modelo de negócio. Esta pesquisa aborda este contexto. A partir de uma revisão sistemática da literatura, combinada com entrevistas com empreendedores de plataformas multilaterais e análise de empreendimentos bem-sucedidos, buscou-se identificar os elementos e dimensões básicas do processo de cocriação e compreender sua relação com o modelo de negócio das plataformas multilaterais. As análises permitiram identificar e caracterizar os principais mecanismos de cocriação de valor, os fatores críticos de sucesso e os desafios relacionados ao usufruto deste processo na condução dos empreendimentos. Os resultados oferecem um modelo teórico do processo de cocriação de valor no âmbito das plataformas multilaterais e suscitam uma série de proposições acerca das estratégias de implementação e sustentação das plataformas, a partir do reconhecimento do processo de cocriação de valor enquanto insumo estratégico para a inovação em modelo de negócio. O framework proposto fortalece o corpo teórico da cocriação de valor na lógica de sistemas de serviço e revela lacunas teóricas e práticas para futuras pesquisas. ...
Abstract
The constant evolution of information and communication technologies, especially supported by the internet, led to the emergence of ventures that benefit from the collaboration of several players in the development of a product or service. In this context, multisided platforms have been consolidating as the main business model, articulating several parts in the joint creation of value. However, although several platforms have achieved notoriety and commercial success – e.g. Uber, AirBnB, Ebay, ...
The constant evolution of information and communication technologies, especially supported by the internet, led to the emergence of ventures that benefit from the collaboration of several players in the development of a product or service. In this context, multisided platforms have been consolidating as the main business model, articulating several parts in the joint creation of value. However, although several platforms have achieved notoriety and commercial success – e.g. Uber, AirBnB, Ebay, Youtube – many doubts remain regarding the value co-creation process, its strategic developments and associated challenges associated with the implementation, support and expansion of the business model. This research addresses precisely this context. A systematic review of the literature, combined with interviews with entrepreneurs of multisided platforms and analysis of successful ventures, sought the basic elements and dimensions of the co-creation process and its contextualization with the business model of the multisided platforms. The analyses allowed identifying and characterizing the main mechanisms of value co-creation, as well as the critical success factors and the challenges related to suit this process in the conduction of the business. The results offer a theoretical model of the value co-creation process within multisided platforms and give rise to a series of propositions about the strategies of platform implementation and sustainability, from the recognition of the value co-creation as a strategic input for innovation in business model. The proposed framework strengthens the theoretical body of value creation in the logic of service systems and reveals theoretical and practical gaps for future research. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
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Engenharias (7412)Engenharia de Produção (1233)
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