Representações da modernização conservadora : um estudo a partir do filme Noites paraguayas
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o filme Noites Paraguayas para compreender como este mobiliza uma série de representações sociais a respeito do processo de modernização conservadora que ocorreu no Brasil nos governos militares durante as décadas de 1960 e 1970. Através do conceito de Representação formulado pela história cultural de Roger Chartier, bem como nas contribuições de Marc Ferro e Pierre Sorlin a respeito das possíveis intersecções entre o cinema e o campo da história, será de ...
Este trabalho tem por objetivo analisar o filme Noites Paraguayas para compreender como este mobiliza uma série de representações sociais a respeito do processo de modernização conservadora que ocorreu no Brasil nos governos militares durante as décadas de 1960 e 1970. Através do conceito de Representação formulado pela história cultural de Roger Chartier, bem como nas contribuições de Marc Ferro e Pierre Sorlin a respeito das possíveis intersecções entre o cinema e o campo da história, será descrito o modo pelo qual o filme mobiliza representações a respeito da sociedade brasileira. A partir de uma breve descrição do campo cinematográfico brasileiro, lugar social de onde emergem tais representações, será possível vislumbrar como os elementos presentes no filme dialogam com a tradição do cinema brasileiro moderno que surge nos anos 1950 através de uma crescente politização das obras e uma intensa relação com o campo maior da cultura e com as questões referentes à formação social do país, traduzindo as próprias dinâmicas de organização presentes na sociedade brasileira no seu processo de modernização. ...
Abstract
This paper aims to analyze the movie Noites Paraguayas to understand how it uses a number of social representations about the conservative modernization process who took place in Brazil during the 1960s and 1970s when there was an military dictatorship. Using the concept of representation developed by the Roger Chartier’s Cultural History as well as the contributions of Marc Ferro and Pierre Sorlin about the relations between Cinema and History will be described the way the movie uses represent ...
This paper aims to analyze the movie Noites Paraguayas to understand how it uses a number of social representations about the conservative modernization process who took place in Brazil during the 1960s and 1970s when there was an military dictatorship. Using the concept of representation developed by the Roger Chartier’s Cultural History as well as the contributions of Marc Ferro and Pierre Sorlin about the relations between Cinema and History will be described the way the movie uses representations referring to Brazilian Society. Starting from a brief description of the brazilian cinematographic field, social place where emerges such representations, will be possible to see how the elements on the movie dialogue with the brazilian modern cinema tradition who emerges in the 1950s through a growing politicization of the movies and a intense relation with the brazilian culture and the questions about the social aspects of the country, traducting the own organization dynamics of the brazilian Society in its modernization process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License