Influência dos parâmetros geométricos de rodovias na frequência e severidade de acidentes viários em curvas : o caso da BR 116
dc.contributor.author | Andriola, César Luís | pt_BR |
dc.contributor.author | Torres, Tânia Batistela | pt_BR |
dc.contributor.author | García, Daniel Sergio Presta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T04:21:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-7713 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205767 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dada a necessidade de prover rodovias mais seguras aos usuários, este trabalho buscou iden1ficar os impactos dos parâmetros geométricos na frequência e na severidade dos acidentes em curvas de rodovias de pista simples. Esta análise foi conduzida para 225 quilômetros de trechos rodoviários de pista simples da BR 116 no estado do Rio Grande do Sul. A recons1tuição geométrica rodoviária viabilizou a construção de uma base de dados que reúne as caracterís1cas dos acidentes registrados entre 2007 e 2016 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os parâmetros geométricos, permi1ndo a modelagem da frequência e da severidade dos acidentes a par1r desses parâmetros. Foram es1mados os modelos econométricos: (i) binomial nega1vo (BN) para a modelagem da frequência; e (ii) logit ordenado (LO) para a severidade de acidentes. Os resultados indicam que o aumento da declividade e da superelevação impactam no aumento da frequência de acidentes e na redução da severidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Given the need to provide safer roads to users, this paper sought to iden1fy the impact of geometrical parameters on the frequency and severity of accidents on curves in twolane highway. This analysis was carried out on 225 kilometers (circa 140 miles) of BR 116 two-lane highway stretches in the state of Rio Grande do Sul. Road geometrical reconstruc 1on made possible the build of 2007-2016 registered accidents characteris1cs database by Federal Highway Police (PRF) and the geometrical parameters, allowing accidents frequency and severity modeling through these parameters. Two econometric models were es1mated: (i) nega1ve binomial (NB) for frequency modeling; and (ii) ordered logit (OL) for accidents' severity. The results show that the increase in downward slope and supereleva1ons contribute to the increase of accidents' frequency, though these helped on reducing its severity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Transporte. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 3 (2019), p. 1-14 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Road safety | en |
dc.subject | Segurança viária | pt_BR |
dc.subject | Geometric reconstitution | en |
dc.subject | Geometric parameters | en |
dc.subject | Negative binomial | en |
dc.subject | Ordered logit | en |
dc.title | Influência dos parâmetros geométricos de rodovias na frequência e severidade de acidentes viários em curvas : o caso da BR 116 | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108339 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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