Intervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupo
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Perception of blind students on 3D geometric features using haptic systems
Assunto
Resumo
O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pe ...
O objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autorias ...
Abstract
This paper aims to evaluate a system of coordination of interventions in reading in digital texts by means of analysis of the impacts on the authors' collections and the occurrence of feedbacks. The coordination system was implemented in HiperDidático, the groupware which was developed to support the workflow of collaborative activities formalized by Pedagogical Architecture to Reading Digital Texts (APLT). The methodological procedures were divided into 3 stages: (i) application of the (APLT) ...
This paper aims to evaluate a system of coordination of interventions in reading in digital texts by means of analysis of the impacts on the authors' collections and the occurrence of feedbacks. The coordination system was implemented in HiperDidático, the groupware which was developed to support the workflow of collaborative activities formalized by Pedagogical Architecture to Reading Digital Texts (APLT). The methodological procedures were divided into 3 stages: (i) application of the (APLT) in a reading activity with a group of 15 students, (ii) analysis of the correlation between the answers to the interventions and the records of the student's certainty and doubts, (iii) analysis of the correlation between authorships and feedbacks. The results has showed that there is a low statistical correlation between the interventions and the reconstruction of the collection, but the second analysis has showed a high correspondence between the production of authorship and the occurrence of feedbacks at a 'highly significant' level of significance. The results suggest a coordination system capable of increasing the occurrence of feedbacks, even with low authorship production. ...
Contido em
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [10] p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Humanas (6906)
Este item está licenciado na Creative Commons License