Show simple item record

dc.contributor.authorVieira Junior, Ramon Rosa Maiapt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:17:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205491pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é avaliar um sistema de coordenação de intervenções na leitura em textos digitais por meio de análise dos impactos nos acervos de autorias e na ocorrência de feedbacks. O sistema de coordenação foi implementado no HiperDidático, o qual foi desenvolvido para atender o fluxo de atividades colaborativas formalizado pela Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais (APLT). Os procedimentos metodológicos foram divididos em 3 etapas: (i) aplicação da Arquitetura Pedagógica para Leitura de Textos Digitais em uma atividade de leitura com uma turma de 15 alunos, (ii) análise da correlação entre as respostas às intervenções e os registros do acervo de certezas e dúvidas dos alunos, (iii) análise da correlação entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks. Os resultados evidenciaram que há uma correlação estatística pouco significativa entre as intervenções e a reconstrução do acervo, porém a segunda análise apresentou uma alta correspondência entre a produção de autorias e a ocorrência de feedbacks em um nível de significância ‘altamente significativo’. Os resultados sugerem um sistema de coordenação capaz de ampliar a ocorrência de feedbacks, mesmo com baixa produção de autoriaspt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to evaluate a system of coordination of interventions in reading in digital texts by means of analysis of the impacts on the authors' collections and the occurrence of feedbacks. The coordination system was implemented in HiperDidático, the groupware which was developed to support the workflow of collaborative activities formalized by Pedagogical Architecture to Reading Digital Texts (APLT). The methodological procedures were divided into 3 stages: (i) application of the (APLT) in a reading activity with a group of 15 students, (ii) analysis of the correlation between the answers to the interventions and the records of the student's certainty and doubts, (iii) analysis of the correlation between authorships and feedbacks. The results has showed that there is a low statistical correlation between the interventions and the reconstruction of the collection, but the second analysis has showed a high correspondence between the production of authorship and the occurrence of feedbacks at a 'highly significant' level of significance. The results suggest a coordination system capable of increasing the occurrence of feedbacks, even with low authorship production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [10] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoordinationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInterventionen
dc.subjectTexto eletrônicopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectDigital texten
dc.subjectQuestionen
dc.titleIntervenções na atividade de leitura em textos digitais : um sistema de coordenação para promover feedbacks em grupopt_BR
dc.title.alternativePerception of blind students on 3D geometric features using haptic systems en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110871pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record