O que diz a olimpíada de língua portuguesa sobre avaliação? : uma análise dos materiais de orientação teórica e de orientação prática publicados pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e publica seus materiais em sua página online, o Portal da Olimpíada. Nosso objetivo foi analisar como esses materiais abordam a temática da avaliação de textos, sob a perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), teoria a qual fundamenta o trabalho da Olimpíada. Primeiram ...
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa que busca melhorar o ensino de leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras através de ações para formação docente. O programa divulga suas ações e publica seus materiais em sua página online, o Portal da Olimpíada. Nosso objetivo foi analisar como esses materiais abordam a temática da avaliação de textos, sob a perspectiva dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), teoria a qual fundamenta o trabalho da Olimpíada. Primeiramente, analisamos os materiais de orientação teórica e estabelecemos um panorama do que a Olimpíada entende por avaliação. Em um segundo momento, a partir do panorama, elaboramos perguntas para analisar os materiais de orientação prática – os Cadernos Virtuais – e entender como esses materiais tratam a avaliação, aproximando-se ou afastando-se daquilo que o programa apresentou nas publicações teóricas. Ao avaliar os materiais de orientação teórica, foi possível perceber que a Olimpíada se aproxima de uma visão de avaliação dialógica, discursiva, contrapondo-se a práticas tradicionais. Na análise dos Cadernos Virtuais, identificamos também uma aproximação à teoria bakhtiniana, presente nos textos teóricos. Porém, alguns pontos parecem ter se afastado do proposto pela própria Olimpíada. Tendo em vista a importância do programa e a dificuldade que muitos professores de língua encontram em transpor à prática atividades avaliativas dialógicas, ponderamos sobre alguns caminhos para o aprimoramento desses materiais. ...
Resumen
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro es un programa que busca mejorar la enseñanza de lectura y escrita en las escuelas públicas brasileñas a través de acciones de capacitación docente. El programa difunde sus acciones y publica sus materiales en su página en línea, el Portal da Olimpíada. Nuestro objetivo fue analizar como esos materiales enfocan la evaluación de textos, desde una perspectiva de los géneros discursivos (BAKHTIN, 2011), teoría la cual fundamenta el trabajo de la O ...
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro es un programa que busca mejorar la enseñanza de lectura y escrita en las escuelas públicas brasileñas a través de acciones de capacitación docente. El programa difunde sus acciones y publica sus materiales en su página en línea, el Portal da Olimpíada. Nuestro objetivo fue analizar como esos materiales enfocan la evaluación de textos, desde una perspectiva de los géneros discursivos (BAKHTIN, 2011), teoría la cual fundamenta el trabajo de la Olimpíada. Primeramente, analizamos los materiales de orientación teórica y establecemos un panorama de la comprensión de evaluación que tiene la Olimpíada. En otro momento, a partir del panorama, hicimos preguntas para que pudiéramos analizar los materiales de orientación práctica – los Cadernos Virtuais – y entender como esos materiales tratan la evaluación, acercándose o alejándose de lo que el programa había presentado en sus publicaciones teóricas. A partir de nuestro análisis, fue posible percibir que la Olimpíada se acerca de una visión dialógica, discursiva, contraponiéndose a prácticas tradicionales. El el análisis de los Cadernos Virtuais, encontramos también un acercamiento a la teoría bakhtiniana, presente en los textos teóricos. No obstante, algunas cuestiones se han distanciado de lo propuesto por la propia Olimpíada. Teniendo en cuenta la importancia del programa y la dificultad que los profesores encuentran en poner en práctica una evaluación dialógica, propusimos algunos caminos para la mejora de los materiales. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License