Aprendizagem da Geografia a partir da Bom Jesus do (a) aluno (a)
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente monografia apresenta reflexões sobre práticas pedagógicas realizadas durante o estágio curricular de docência em Geografia, com uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual situada no bairro Bom Jesus, município de Porto Alegre/RS. O objetivo geral é refletir sobre o ensino de conceitos geográficos a partir de problemáticas socioambientais locais. Para isso, foi analisado o contexto no qual está inserida a escola a partir da percepção dos (as) alunos (as) e do est ...
A presente monografia apresenta reflexões sobre práticas pedagógicas realizadas durante o estágio curricular de docência em Geografia, com uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual situada no bairro Bom Jesus, município de Porto Alegre/RS. O objetivo geral é refletir sobre o ensino de conceitos geográficos a partir de problemáticas socioambientais locais. Para isso, foi analisado o contexto no qual está inserida a escola a partir da percepção dos (as) alunos (as) e do estudo do meio. A partir da análise das alterações no caminho da água na paisagem urbana e dos problemas de saneamento básico no contexto do bairro, foram desenvolvidas práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de conceitos geográficos que envolvem o tema hidrosfera. Observou-se uma significativa capacidade dos (as) estudantes de descreverem a paisagem do bairro e, a partir de suas descrições, como “poluição dos esgotos, cheiro ruim” e “quando chove as ruas ficam alagadas e embarradas”, suas percepções foram utilizadas como ferramenta para a construção dos conceitos e processos como ciclo hidrológico, bacia hidrográfica e saneamento básico. Buscou-se, ao propor a reflexão sobre possíveis soluções para os problemas socioambientais do bairro, instigar o (a) aluno (a) para o exercício da cidadania. Constatou-se que o uso das problemáticas socioambientais locais como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de conceitos geográficos permitiu que os temas fossem associados ao lugar e ao cotidiano dos (as) alunos (as) e, dessa forma, atribuindo-lhes um significado pessoal e único. ...
Abstract
This monograph presents reflections on pedagogical practices carried out during the Geography teaching curricular internship with a 6th grade elementary school class from a state school located in the Bom Jesus district, Porto Alegre / RS. The general objective is to reflect on the teaching of geographical concepts from local socioenvironmental issues, thus bringing them closer to the place and daily life of the students. The context in which the school is inserted was analyzed from the student ...
This monograph presents reflections on pedagogical practices carried out during the Geography teaching curricular internship with a 6th grade elementary school class from a state school located in the Bom Jesus district, Porto Alegre / RS. The general objective is to reflect on the teaching of geographical concepts from local socioenvironmental issues, thus bringing them closer to the place and daily life of the students. The context in which the school is inserted was analyzed from the students' perception and the environment study. From the analysis of changes in the water path in the urban landscape and the problems of basic sanitation in the neighborhood context, pedagogical practices were developed for the teaching and learning of geographical concepts that involve the hydrosphere theme. There was a significant ability of the students to describe the local landscape and, from their notes such as “sewage pollution, bad smell” and “when it rains the streets are flooded and muddy”, their perceptions were used as tool for the construction of concepts and processes that involve the hydrosphere theme, such as hydrological cycle, watershed and basic sanitation. In proposing a reflection on possible solutions to the social and environmental problems of the neighborhood, we sought to instigate the student to exercise citizenship. It was found that the use of local socioenvironmental problems as a tool in the process of teaching and learning of geographical concepts allowed the themes to be associated with the place and daily life of the students and, thus, giving them a meaning personal and unique. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Coleções
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TCC Geografia (463)
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