Mídias sociais : construção de narrativas de si de adolescentes
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Date
2018Author
Type
Title alternative
Midias sociales : construcción de narrativas de sí de adolescentes
Social media : self narratives construction of adolescents
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste estudo é compreender como o espaço digital permite a construção de narrativas de si para adolescentes, evidenciando novas estratégias de sociabilidade contemporâneas, a partir de uma aproximação teórica bakhtiniana. Trata-se de uma investigação exploratória e de inspiração etnográfica. Os participantes da pesquisa foram seis pessoas, com idade entre 16 e 18 anos. O processo de pesquisa ocorreu através da observação das movimentações no Facebook e entrevista individual. A anális ...
O objetivo deste estudo é compreender como o espaço digital permite a construção de narrativas de si para adolescentes, evidenciando novas estratégias de sociabilidade contemporâneas, a partir de uma aproximação teórica bakhtiniana. Trata-se de uma investigação exploratória e de inspiração etnográfica. Os participantes da pesquisa foram seis pessoas, com idade entre 16 e 18 anos. O processo de pesquisa ocorreu através da observação das movimentações no Facebook e entrevista individual. A análise partiu das narrativas e da produção discursiva dos adolescentes, organizada nos eixos: economia e estratégias de comunicação; relações de pertencimento e filiação; e autoria e autenticidade na construção de narrativas. As interações e identificações dos adolescentes no contexto digital ocorreram dialogicamente, articulando relações de pertencimento, autoria e autenticidade. ...
Resumen
El objetivo del presente estudio fue comprender cómo el espacio digital permitió la construcción de narrativas de sí para adolescentes, evidenciando nuevas estrategias de sociabilidad contemporáneas, a partir de una aproximación teórica bakhtiniana. Esta es una investigación exploratoria y de inspiración etnográfica. Los participantes de la investigación eran seis jóvenes, con edades comprendidas entre los 16 y 18 años. El proceso de investigación se llevó a cabo mediante la observación de los ...
El objetivo del presente estudio fue comprender cómo el espacio digital permitió la construcción de narrativas de sí para adolescentes, evidenciando nuevas estrategias de sociabilidad contemporáneas, a partir de una aproximación teórica bakhtiniana. Esta es una investigación exploratoria y de inspiración etnográfica. Los participantes de la investigación eran seis jóvenes, con edades comprendidas entre los 16 y 18 años. El proceso de investigación se llevó a cabo mediante la observación de los movimientos en Facebook y entrevistas individuales. El análisis partió de las narrativas y de la producción discursiva de los adolescentes, organizada en los ejes: economía y estrategias de comunicación; relaciones de pertenencia y filiación; y autoría y autenticidad en la construcción de narrativas. Las interacciones e identificaciones de los adolescentes en el contexto digital, ocurrieron dialogicamente, articulando relaciones de pertenencia, autoría y autenticidad. ...
Abstract
The proposal of this study is to understand how the digital environment allowed the construction of narratives of themselves for adolescents, evidencing new strategies of contemporary sociability, based on the Bakhtinian theoretical approach. This is an exploratory and ethnographic-inspired investigation. The participants were six adolescents, between 16 and 18 years old. The research process was built through the observation of the movements on Facebook and subsequent individual interviews. Th ...
The proposal of this study is to understand how the digital environment allowed the construction of narratives of themselves for adolescents, evidencing new strategies of contemporary sociability, based on the Bakhtinian theoretical approach. This is an exploratory and ethnographic-inspired investigation. The participants were six adolescents, between 16 and 18 years old. The research process was built through the observation of the movements on Facebook and subsequent individual interviews. The analysis was based on narratives and the discursive production of adolescents, organized in the axes: economy and communication strategies; relations of belonging and affiliation; and authorship and authenticity in the construction of the narratives. The interactions and identifications of the adolescents in the digital context occurred dialogically, articulating relations of belonging, authorship and authenticity. ...
In
Psicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 30 (2018), e169654, 10 p.
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