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dc.contributor.authorEw, Raquel de Andrade Souzapt_BR
dc.contributor.authorHamann, Cristianopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Gustavo Affonsopt_BR
dc.contributor.authorPizzinato, Adolfopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Kátia Bonespt_BR
dc.date.accessioned2020-02-01T04:14:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205294pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é compreender como o espaço digital permite a construção de narrativas de si para adolescentes, evidenciando novas estratégias de sociabilidade contemporâneas, a partir de uma aproximação teórica bakhtiniana. Trata-se de uma investigação exploratória e de inspiração etnográfica. Os participantes da pesquisa foram seis pessoas, com idade entre 16 e 18 anos. O processo de pesquisa ocorreu através da observação das movimentações no Facebook e entrevista individual. A análise partiu das narrativas e da produção discursiva dos adolescentes, organizada nos eixos: economia e estratégias de comunicação; relações de pertencimento e filiação; e autoria e autenticidade na construção de narrativas. As interações e identificações dos adolescentes no contexto digital ocorreram dialogicamente, articulando relações de pertencimento, autoria e autenticidade.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo del presente estudio fue comprender cómo el espacio digital permitió la construcción de narrativas de sí para adolescentes, evidenciando nuevas estrategias de sociabilidad contemporáneas, a partir de una aproximación teórica bakhtiniana. Esta es una investigación exploratoria y de inspiración etnográfica. Los participantes de la investigación eran seis jóvenes, con edades comprendidas entre los 16 y 18 años. El proceso de investigación se llevó a cabo mediante la observación de los movimientos en Facebook y entrevistas individuales. El análisis partió de las narrativas y de la producción discursiva de los adolescentes, organizada en los ejes: economía y estrategias de comunicación; relaciones de pertenencia y filiación; y autoría y autenticidad en la construcción de narrativas. Las interacciones e identificaciones de los adolescentes en el contexto digital, ocurrieron dialogicamente, articulando relaciones de pertenencia, autoría y autenticidad.es
dc.description.abstractThe proposal of this study is to understand how the digital environment allowed the construction of narratives of themselves for adolescents, evidencing new strategies of contemporary sociability, based on the Bakhtinian theoretical approach. This is an exploratory and ethnographic-inspired investigation. The participants were six adolescents, between 16 and 18 years old. The research process was built through the observation of the movements on Facebook and subsequent individual interviews. The analysis was based on narratives and the discursive production of adolescents, organized in the axes: economy and communication strategies; relations of belonging and affiliation; and authorship and authenticity in the construction of the narratives. The interactions and identifications of the adolescents in the digital context occurred dialogically, articulating relations of belonging, authorship and authenticity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 30 (2018), e169654, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescenciaes
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.subjectNarrativases
dc.subjectDialogicidades
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectSelf (Filosofia)pt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectDialogicityen
dc.titleMídias sociais : construção de narrativas de si de adolescentespt_BR
dc.title.alternativeMidias sociales : construcción de narrativas de sí de adolescenteses
dc.title.alternativeSocial media : self narratives construction of adolescentsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109473pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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