Do silêncio ao gesto : uma travessia a passos largos
dc.contributor.advisor | D'Agord, Marta Regina de Leao | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcelos, Paulo Bier | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T04:12:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205165 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como intenção problematizar a transmissão a partir da experiência clínica de atendimentos de crianças no dispositivo de equoterapia. A metodologia deste trabalho foi através da pesquisa psicanalítica tendo como produto desta investigação um ensaio meta psicológico enquanto texto final, onde versam três casos clínicos. As elaborações teórico clínicas deste trabalho foram produzidas também ancoradas no campo arte e da filosofia. Buscamos uma aproximação entre o saber fazer com o impossível da transmissão em psicanálise, enquanto recurso clínico na clínica dos sujeitos em constituição. As linhas que se seguirão deste texto, especialmente com os casos clínicos aqui desenhados, circunstanciam as encruzilhadas teórico-clínicas justamente dos seguintes pontos: – a verdade do sujeito, a transmissão, o saber-fazer, a política – na medida em que entendemos que eles constituem parte nodal do fundamento da clínica psicanalítica com crianças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Equoterapia | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Clínica psicanalítica | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Do silêncio ao gesto : uma travessia a passos largos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111256 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7540)