Desenvolvimento técnico-tático : evidências de validade de escalas de medida de conteúdos pedagógicos no esporte
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Tipo
Outro título
Technical-tactical development : validity evidences of measurement scales of pedagogical contents in sports
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi demonstrar as primeiras evidências de validade de duas escalas de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos no esporte infantojuvenil (desenvolvimento de habilidades motoras e estratégicotático). Para tanto, foram estimadas suas estruturas internas, testadas suas estabilidades e avaliadas suas consistências internas. Uma amostra de 210 treinadores e professores de Educação Física de 20 a 75 anos, de ambos os sexos, respondeu às escalas referentes ao ...
O objetivo desta pesquisa foi demonstrar as primeiras evidências de validade de duas escalas de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos no esporte infantojuvenil (desenvolvimento de habilidades motoras e estratégicotático). Para tanto, foram estimadas suas estruturas internas, testadas suas estabilidades e avaliadas suas consistências internas. Uma amostra de 210 treinadores e professores de Educação Física de 20 a 75 anos, de ambos os sexos, respondeu às escalas referentes ao desenvolvimento de habilidades motoras e estratégico-tático, as quais apresentaram estruturas compostas por três fatores, com saturações significativas (Satf > 0,40) e explicando respectivamente 70,19% e 74,29% da variância total dos construtos. Os resultados relativos ao ajuste do modelo foram, de forma geral, satisfatórios (χ2 /gl < 1,567; AGFI = 1,000; RMSEA < 0,052; CFI > 0,995). Os resultados do estudo de consistência interna (0,736 < α < 0,908 para os fatores; αHM = 0,869; αET = 0,921) asseguram a precisão das medidas e a confiabilidade de sua utilização aos objetivos a que se propõe. Os resultados respondem aos objetivos central e específicos da pesquisa e indicam a possibilidade da segura utilização das duas escalas. ...
Abstract
The objective of this research was to demonstrate the first evidence of validity of two scales for favoring the development of pedagogical contents in junior sports (motor and strategic-tactical skills development). Therefore, it was estimated their internal structures, tested their stabilities and evaluated their internal consistencies. A sample of 210 sports coaches and P.E. teachers from 20 to 75 years of age, of both sexes, answered the scales referring to the development of motor and strat ...
The objective of this research was to demonstrate the first evidence of validity of two scales for favoring the development of pedagogical contents in junior sports (motor and strategic-tactical skills development). Therefore, it was estimated their internal structures, tested their stabilities and evaluated their internal consistencies. A sample of 210 sports coaches and P.E. teachers from 20 to 75 years of age, of both sexes, answered the scales referring to the development of motor and strategictactical skills, which presented structures composed of three factors, with significant saturations (Satf>0.40) and explaining respectively 70.19% and 74.29% of the total variance of the constructs. The results related to the model fit were, in general, satisfactory (χ2 /gl<1.567; AGFI=1.000; RMSEA<0.052; CFI>0.995). The results of the internal consistency study (0.736<α<0.908 for the factors; αMS=0.869; αST= 0.921) ensure the accuracy of the measurements and the reliability of their use to the objectives proposed. The results respond to the central and specific objectives of the research and indicate the possibility of the safe use of both scales. ...
Contido em
Journal of physical education. Maringá. Vol. 30, n. 1 (2019), p. e3060, [11 p.]
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências da Saúde (10740)
Este item está licenciado na Creative Commons License