Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKlering, Roberto Tierlingpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Gabriel Henrique Treterpt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Marcelo Francisco da Silvapt_BR
dc.contributor.authorGinciene, Guypt_BR
dc.contributor.authorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorBalbinotti, Marcos Alencar Abaídept_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T04:05:48Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2448-2455pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204878pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi demonstrar as primeiras evidências de validade de duas escalas de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos no esporte infantojuvenil (desenvolvimento de habilidades motoras e estratégicotático). Para tanto, foram estimadas suas estruturas internas, testadas suas estabilidades e avaliadas suas consistências internas. Uma amostra de 210 treinadores e professores de Educação Física de 20 a 75 anos, de ambos os sexos, respondeu às escalas referentes ao desenvolvimento de habilidades motoras e estratégico-tático, as quais apresentaram estruturas compostas por três fatores, com saturações significativas (Satf > 0,40) e explicando respectivamente 70,19% e 74,29% da variância total dos construtos. Os resultados relativos ao ajuste do modelo foram, de forma geral, satisfatórios (χ2 /gl < 1,567; AGFI = 1,000; RMSEA < 0,052; CFI > 0,995). Os resultados do estudo de consistência interna (0,736 < α < 0,908 para os fatores; αHM = 0,869; αET = 0,921) asseguram a precisão das medidas e a confiabilidade de sua utilização aos objetivos a que se propõe. Os resultados respondem aos objetivos central e específicos da pesquisa e indicam a possibilidade da segura utilização das duas escalas.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to demonstrate the first evidence of validity of two scales for favoring the development of pedagogical contents in junior sports (motor and strategic-tactical skills development). Therefore, it was estimated their internal structures, tested their stabilities and evaluated their internal consistencies. A sample of 210 sports coaches and P.E. teachers from 20 to 75 years of age, of both sexes, answered the scales referring to the development of motor and strategictactical skills, which presented structures composed of three factors, with significant saturations (Satf>0.40) and explaining respectively 70.19% and 74.29% of the total variance of the constructs. The results related to the model fit were, in general, satisfactory (χ2 /gl<1.567; AGFI=1.000; RMSEA<0.052; CFI>0.995). The results of the internal consistency study (0.736<α<0.908 for the factors; αMS=0.869; αST= 0.921) ensure the accuracy of the measurements and the reliability of their use to the objectives proposed. The results respond to the central and specific objectives of the research and indicate the possibility of the safe use of both scales.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of physical education. Maringá. Vol. 30, n. 1 (2019), p. e3060, [11 p.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento técnico-tático : evidências de validade de escalas de medida de conteúdos pedagógicos no esportept_BR
dc.title.alternativeTechnical-tactical development : validity evidences of measurement scales of pedagogical contents in sportsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001097073pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples