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dc.contributor.advisorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Heidi Kalschnept_BR
dc.date.accessioned2020-01-18T04:17:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204618pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve o objetivo de investigar perspectivas sobre expressividade em performance musical a partir de concepções de pianistas em nível de graduação e pós-graduação como intérpretes e ouvintes em três modalidades de escuta: i) áudio; ii) áudio e vídeo; iii) áudio e vídeo com partitura. O método envolveu uma abordagem quali-quantitativa com duas fases de entrevistas e dois encontros com um grupo focal. Na primeira etapa de entrevistas foi realizado um mapeamento sobre as concepções de expressividade de 12 pós-graduandos em música/piano, assim como suas impressões sobre obras que interpretaram em recitais. No grupo focal, duas performances (em áudio) de uma mesma música foram escutadas e discutidas sobre a natureza expressiva das interpretações. Na segunda fase de entrevistas, uma terceira performance foi acrescentada como estímulo em três modalidades de escuta e outros 12 participantes graduandos e pós-graduandos fizeram parte da amostra. Dentre os 17 parâmetros estruturais e expressivos apresentados, pôde-se observar que alguns foram considerados mais relevantes que outros para esta população de ouvintes em termos de expressividade: articulação, caráter/clima/humor, dinâmica, gestual e ritmo. Por outro lado, os parâmetros menos indicados nas entrevistas foram o registro, métrica e gênero/estilo. Os resultados indicaram que as diferentes modalidades de escuta afetaram em algum grau a percepção dos ouvintes em relação à expressividade dos pianistas nesse estudo. A visualização dos movimentos dos pianistas afetou a percepção dos ouvintes sobre a expressividade. A partitura demonstrou ser uma ferramenta abundante em informações, auxiliando-os a elucidar suas percepções positivas/negativas em relação à expressividade. Um conceito central revelado a partir dos dados desta pesquisa foi a singularidade compartilhada, seja como intérprete, seja como ouvinte à medida que os limites das convenções estilísticas nortearam a recepção e apropriação/produção da obra. Observamos que os ouvintes (ainda que alguns com dificuldades em verbalização) demonstram habilidades em modos de perceber e compreender a natureza expressiva e singular de cada performance.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate perspectives of pianists as performers and listeners about expressivity addressing interpretive conceptions and modalities of listening: i) audio, ii) audio and video; iii) audio and video with score. The method involved a qualitative and quantitative approach, with two phases of interviews and two meetings with a focus group. In the first stage of interviews, a mapping was made of the expressiveness conceptions of 12 postgraduates in music/piano, as well as their impressions of pieces they performed in recitals. In the focus group, two performances (audio) of the same piece were heard and discussed about the expressive nature of the interpretations. In the second phase of interviews, with the three listening modalities, a third performance was added as a stimulus and 12 other undergraduate and postgraduate participants were part of the sample. Among the 17 structural and expressive parameters presented, it was observed that some were considered more relevant than others for these listeners in terms of expressiveness: articulation, character/climate/mood, dynamics, gestures and rhythm. On the other hand, the parameters less indicated in the interviews were the registration, metric and music genre/style. The results indicated that the different listening modalities affected to some degree the perception of the listeners regarding the expressiveness of the pianists in this study. The visualization of movements affected the listeners' perception of expressiveness. The score proved to be an abundant information tool, helping them to elucidate their positive/negative perceptions regarding expressiveness. A central concept revealed from the data of this research was a shared singularity, either as an interpreter or as a listener as the boundaries of stylistic conventions guided the reception and appropriation/production of the work. We note that listeners (though some with difficulties in verbalization) demonstrate skills in ways of perceiving and understanding the expressive and unique nature of each performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExpressão musicalpt_BR
dc.subjectMusical expressivenessen
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectConceptions of expressionen
dc.subjectPerceptions of listenersen
dc.subjectOuvintept_BR
dc.subjectPianistaspt_BR
dc.subjectPianistsen
dc.subjectShared Singularityen
dc.subjectSingularidadespt_BR
dc.subjectCompartilhamento de informaçãopt_BR
dc.titlePerspectivas de pianistas sobre expressividade em performance musical como intérpretes e ouvintespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001109982pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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