Poéticas (e) políticas da alteridade em Amora, de Natália Borges Polesso
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O que proponho nesta tese é entender como as existências lésbicas se definem – e são definidas – dentro de um discurso que as oprime. Nos caminhos que possibilitam as identificações, problematizo como as tensões dos gêneros, as subversões dos corpos e as ressignificações das sexualidades são constitutivas nos processos de inteligibilidades dissidentes da normatividade binária. Analiso o livro de contos Amora (2015), de Natália Borges Polesso, no qual as protagonistas exploram as suas identifica ...
O que proponho nesta tese é entender como as existências lésbicas se definem – e são definidas – dentro de um discurso que as oprime. Nos caminhos que possibilitam as identificações, problematizo como as tensões dos gêneros, as subversões dos corpos e as ressignificações das sexualidades são constitutivas nos processos de inteligibilidades dissidentes da normatividade binária. Analiso o livro de contos Amora (2015), de Natália Borges Polesso, no qual as protagonistas exploram as suas identificações a partir de perspectivas subjetivas que nem sempre se relacionam com os padrões exigidos pela heterossexualidade compulsória. Desse modo, me apoio na teoria crítica de Judith Butler que, ao longo de seu estudo, assume um compromisso de confrontar as fronteiras que circunscrevem inteligibilidade aos sujeitos; e, em consonância com esse argumento, reforço a sua perspectiva ao indicar uma abordagem interseccional com outras teóricas que também sugerem um olhar contestador das políticas da alteridade – tais como Karen Barad, Donna Haraway, Adrienne Rich e Monique Wittig. Pensando os sujeitos em processo como possibilidades de desconstrução do discurso hegemônico, me coloco como constituinte desse devir que não se acomoda em definições estáticas e imutáveis e transito por entre escritas que permitem à minha existência adotar um significado agencial e contingente. Nesse sentido, refuto os conceitos normativos que se naturalizam nas textualidades políticas e poéticas, uma vez que se valem de um caráter de verdade arbitrária, sob a qual a existência lésbica se restringe à abjeção. Com isso, me preocupo em interpretar a heterogeneidade de linguagens que a pluralidade de vozes sugere, refletindo sobre o protagonismo lésbico (meu e das personagens literárias) em diferentes movimentações e elaborando de modos particulares – ao mesmo tempo que compartilhados – suas significações e, consequentemente, regimes de compreensão de si e do mundo. ...
Abstract
What I propose in this thesis is to understand how lesbian existences define - and are defined - within an oppressive discourse. In the ways that make possible the identifications, I problematize as the tensions of the genders, the subversions of the bodies and the resignifications of the sexualities are constitutive in the processes of intelligibilities dissident of the binary normativity. I analyze Natália Borges Polesso’s storybook Amora (2015), in which the protagonists explore their identi ...
What I propose in this thesis is to understand how lesbian existences define - and are defined - within an oppressive discourse. In the ways that make possible the identifications, I problematize as the tensions of the genders, the subversions of the bodies and the resignifications of the sexualities are constitutive in the processes of intelligibilities dissident of the binary normativity. I analyze Natália Borges Polesso’s storybook Amora (2015), in which the protagonists explore their identifications from subjective perspectives that do not always relate to the standards required by compulsory heterosexuality. In this way, I rely on Judith Butler’s critical theory which, throughout its study, makes a commitment to confront the boundaries that limit intelligibility to subjects; and in line with this argument, I reinforce your perspective by pointing to an intersectional approach with other theorists that also suggest a defiant look at the politics of otherness - such as Karen Barad, Donna Haraway, Adrienne Rich and Monique Wittig. Thinking of the subjects in process as possibilities of deconstruction of the hegemonic discourse, I put myself as a constituent of this becoming that does not accommodate static and unchanging definitions and transit through writings that allow my existence to adopt an agency and contingent meaning. In this sense, I refute the normative concepts that are naturalized in political and poetic textualities, since they use an arbitrary character of truth, under which lesbian existence is restricted to abjection. With this, I am concerned to interpret the heterogeneity of languages that the plurality of voices suggests, reflecting on the lesbian protagonism (mine and the literary characters) in different movements and elaborating in particular ways - at the same time as shared - their meanings and, consequently, regimes of understanding yourself and the world. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)
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