Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorFernández Ramírez, Martín Josépt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T04:15:47Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1807-2194pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204142pt_BR
dc.description.abstractO texto analisa as ações afirmativas e as políticas para a educação antirracista no Brasil e no Uruguai. Objetiva destacar as semelhanças e diferenças entre políticas educacionais das duas nações. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, em Durban, África do Sul. Apresenta dados de estudos de caráter teórico e empírico, produzidos em ambos países, com metodologias de abordagem qualitativa, como análise documental e entrevistas. Faz referência a autores da perspectiva pós-colonial, como Frantz Fanon e Boaventura de Sousa Santos. A apreciação parcial dos dados destaca o tratamento político dado à categoria racismo, em geral dissociado de sua relação com as culturas e com as epistemologias de cada local. Ressalta igualmente as políticas educacionais resultantes das demandas construídas pelos Movimentos Negros, no Brasil e no Uruguai, associadas à um projeto de equidade racial e de reconhecimento de distintos saberes. Considera os impactos dessas políticas na Pesquisa em Educação.pt_BR
dc.description.abstractThe text analyzes affirmative actions and educational policies for antiracist education in Brazil and Uruguay. It aims to highlight the similarities and differences between these policies in the basic education of the two nations. The time frame for the analysis is linked to the post-III World Conference against Racism, Racial Discrimination, Xenophobia and Related Intolerance in South Africa. It presents data from theoretical and empirical studies produced in both countries, with methodologies, such as documentary analysis and interviews. It refers theoretically to authors from the postcolonial perspective, such as Frantz Fanon and Boaventura de Sousa Santos. The partial appreciation of the data highlights the political treatment given to the category of racism, generally dissociated from its relation to the cultures and epistemologies of each locality. It also emphasizes the educational policies resulting from the demands built by the Black Movements, in Brazil and Uruguay, associated with a project of racial equity and recognition of different knowledges. considers the impacts of these policies on Research in Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 15, n. 39 (abr./jun. 2018), p. 375-396pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectInvisibilidade socialpt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectEpistemologiesen
dc.titleEducação antirracista e epistemologias diversas : políticas afirmativas no Brasil e Uruguaipt_BR
dc.title.alternativeAntiracist education and diverse epistemologies : affirmative policies in Brazil and Uruguayen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109008pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples