No folhar das páginas, um estudo das práticas pedagógicas geográficas nos anos iniciais da EMEF Bento Gonçalves - São Leopoldo
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Essa dissertação procura mostrar como era abordada a Geografia nos Anos Iniciais da EMEF Bento Gonçalves antes e as possibilidades que se abriram depois do desenvolvimento da pesquisa de Mestrado nesta instituição de ensino. O objetivo da pesquisa era conhecer as práticas pedagógicas da EMEF Bento Gonçalves na área de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, a partir das fragilidades percebidas, apresentar e desenvolver uma proposta de ação pedagógica que unisse conceitos geogr ...
Essa dissertação procura mostrar como era abordada a Geografia nos Anos Iniciais da EMEF Bento Gonçalves antes e as possibilidades que se abriram depois do desenvolvimento da pesquisa de Mestrado nesta instituição de ensino. O objetivo da pesquisa era conhecer as práticas pedagógicas da EMEF Bento Gonçalves na área de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) e, a partir das fragilidades percebidas, apresentar e desenvolver uma proposta de ação pedagógica que unisse conceitos geográficos ao trabalho com a literatura infantil para alunos do 5o ano do EF. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e os principais conceitos balizadores desta pesquisa foram o de lugar como ponto de partida para as práticas geográficas nos Anos Iniciais, a importância do professor pesquisador e a literatura infantil como linguagem que permite a reflexão acerca de temas geográficos. Além de propiciar um novo olhar para o trabalho do professor e de trazer mudanças para a escola, a pesquisa conseguiu unir a prática à teoria, no momento que buscou desenvolver um projeto de ensino na turma do quinto ano, mudando a perspectiva de ver os conteúdos geográficos tanto das professoras quanto dos alunos. Também foram realizadas pela equipe diretiva, formações para o grupo das professoras durante o tempo que durou a experiência no quinto ano como forma de integrar alunos e professoras, e com isso mostrar a importância do ensino da Geografia, nos Anos Iniciais. Quanto aos resultados, inicialmente, identifiquei práticas pedagógicas que não envolviam conteúdos geográficos. Associado a isso, os alunos desconheciam a Geografia ou ligavam a disciplina à pintura de mapas ou a visões estereotipadas. Ao final da pesquisa, percebemos alunos que se veem e veem seu lugar de vivência de forma diferente, mais consciente e, também, com criticidade. As professoras aceitaram o desafio de pensar sobre as suas práticas, reformulando-as e também inserindo inovações e conteúdos geográficos. Esta dissertação me permitiu refletir sobre as práticas pedagógicas na escola em que sou diretora, estendo o debate à comunidade escolar. Desta forma, destaco a importância e o impacto do processo de democratização do ensino, quando aproximamos a Universidade das escolas, com o intuito de ofertar a formação continuada de professores, de ter multiplicadores do conhecimento e de possibilitar condições para a equidade de oportunidades. ...
Abstract
This dissertation seeks to show how Geography was approached in the Early Years of the Bento Gonçalves Elementary School Municipal School before and the possibilities that opened after the development of Master's research in this educational institution. The aim of the research was to know the pedagogical practices of Bento Gonçalves Elementary School Municipal in the area of Geography in the Early Years of Elementary School (EF) and, from the perceived weaknesses, present and develop a proposa ...
This dissertation seeks to show how Geography was approached in the Early Years of the Bento Gonçalves Elementary School Municipal School before and the possibilities that opened after the development of Master's research in this educational institution. The aim of the research was to know the pedagogical practices of Bento Gonçalves Elementary School Municipal in the area of Geography in the Early Years of Elementary School (EF) and, from the perceived weaknesses, present and develop a proposal for pedagogical action that united geographical concepts to work with literature. 5th grade students. The methodology used was the action research and the main concepts of this research were the place as a starting point for the geographical practices in the Early Years, the importance of the researcher teacher and the children's literature as language that allows reflection on geographical themes.In addition to providing a fresh look at the teacher's work and bringing changes to school, the research was able to unite practice with theory, while seeking to develop a teaching project in the fifth grade class, changing the perspective of seeing the contents. both teachers and students. Also made by the management team, training for the group of teachers during the time that the experience in the fifth year lasted as a way of integrating students and teachers, and thus show the importance of teaching geography in the early years. Regarding the results, I initially identified pedagogical practices that did not involve geographical content and teachers who were not comfortable and safe to develop activities outside their planning. Associated with this, students were unaware of geography or linked discipline to map painting or stereotyped views. At the end of the research, we noticed students who see and see their place of experience differently, more consciously and also critically. The teachers accepted the challenge of thinking about their practices, reformulating them and also inserting innovations and geographic contents. This dissertation allowed me to reflect on the pedagogical practices in the school where I am a principal, extending the debate to the school community. In this way, I highlight the importance and impact of the process of democratization of teaching, when we approach the University of schools, in order to offer the continuing education of teachers, to have knowledge multipliers and enable conditions for equity of opportunities. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Collections
-
Humanities (7479)Geography (845)
This item is licensed under a Creative Commons License