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dc.contributor.advisorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Claudia Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-31T04:02:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204080pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar como um projeto pedagógico que utiliza diferentes dispositivos tecnológicos pode contribuir para desenvolver a autoria e o interesse em aprender dos estudantes. A proposta pedagógica foi desenvolvida em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal localizada na cidade de São Leopoldo – RS. Nesta pesquisa, a metodologia foi de cunho qualitativo, utilizando o método de estudo de caso. A pesquisadora, que também é a professora referência da turma, realizou a observação participante. Os dados foram coletados a partir de um projeto desenvolvido com a turma. A primeira atividade do projeto foi assistir a um filme, a partir do qual, as crianças, reunidas em grupos, criaram coreografias e usaram seus celulares durante os ensaios. Ao finalizarem, foram feitas filmagens das apresentações dos grupos com o celular da professora. Após uma edição, outras turmas da escola assistiram à filmagem da turma. Ademais, trabalhou-se o gênero textual relatório, atividade na qual os alunos descreveram as experiências vivenciadas no decorrer do projeto pedagógico. Entre os resultados mais relevantes, observou-se que os alunos mantiveram-se interessados em aprender no decorrer do desenvolvimento das atividades, o que resultou no próprio processo de autoria da filmagem e na elaboração das produções de texto.pt_BR
dc.description.abstractThis work had as objective to analyze how a pedagogical project that uses different technological devices can contribute to develop the authorship and the interest in learning of the students. The pedagogical proposal was developed in a class of the 3rd year of primary education, in a municipal school located in the city of São Leopoldo - RS. In this research, the methodology was qualitative, using the case study method. The researcher, who is also the reference teacher of the class, made participant observation. The data were collected from a project developed with the class. The first activity of the project was to watch a film, from which the children, gathered in groups, created choreographies and used their cell phones during rehearsals. At the end, filming of the group presentations with the teacher's cell phone was done. After an edit, other classes of the school attended the filming of the class. In addition, the textual genre report was worked, activity in which the students described the experiences lived in the course of the pedagogical project. Among the most relevant results, it was observed that the students remained interested in learning in the course of the development of the activities, which resulted in the very process of filming and the production of text productions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectText productionen
dc.titleMídias no ensino fundamental: desenvolvendo o interesse e a autoria dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102465pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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