Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorBez, Maria Rosangelapt_BR
dc.contributor.authorVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:04:03Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1808-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204012pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquantopt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 26, n.47 (set./dez. 2013), p. 619-638pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em açãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922248pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples