Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Bez, Maria Rosangela | pt_BR |
dc.contributor.author | Vicari, Rosa Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-28T04:04:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-270X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204012 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa, discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores, trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia, propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente, a partir do panorama traçado, apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos interrelacionados: problematização do fazer enquanto | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 26, n.47 (set./dez. 2013), p. 619-638 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Comunicação alternativa | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA : contextos em ação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000922248 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Exatas e da Terra (6132)
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Humanas (6906)