Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorMüller, Francinept_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:05:24Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203918pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi compreender se o uso de novas tecnologias de informação e comunicação por professores pode contribuir para o trabalho com a Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental. Repensar o papel do professor enquanto pesquisador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao mesmo tempo em que assume também a função de autor de material didático adequado ao seu público alvo é motivo de reflexão. Repensar a educação, que passa por transformações importantes, com o desafio de trazer as TIC para a sala de aula, é um ato necessário em tempos de escassez de recursos físicos, estruturais e humanos nas instituições de ensino. Os alunos que estão nesse nível de ensino merecem atenção maior, pois encontram-se em fase de transição das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Nossa língua materna é motivo de preocupação aos educadores que precisam buscar alternativas para que a escrita, leitura e produção textual dos alunos se realize de forma eficaz. A metodologia adota foi qualitativa. O trabalho teve como público-alvo professores de 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, procurou-se compreender, através de questionário aplicado aos educadores, qual sua relação com as TIC – dentro e fora do ambiente escolar e de que forma poderiam trazê-las como apoio no trabalho com a Língua Portuguesa. Os educadores que aceitaram participar da pesquisa afirmam ser necessário procurar qualificação quanto ao uso de novas tecnologias educacionais, ainda que essa não seja uma prática recorrente nas escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre. Mesmo que em nenhuma das escolas participantes da pesquisa não há internet disponível aos alunos, talvez seja este o início de uma reflexão quanto a um novo modelo de aprendizagem, oportunizando construções interativas e colaborativas no trabalho com a Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to understand if the use of new information and communication technologies by teachers can contribute to the work with the Portuguese Language in the 5th year of Primary Education. Rethinking the role of the teacher as a researcher of Information and Communication Technologies (ICT) while also assuming the role of author of didactic material appropriate to its target audience is a reason for reflection. Rethinking education, which undergoes major transformations, with the challenge of bringing ICT into the classroom, is a necessary act in times of scarce physical, structural and human resources in educational institutions. Students at this level of education deserve greater attention, as they are in the transition phase from the initial grades to the final grades of Elementary School. Our mother language is a matter of concern to educators who need to look for alternatives so that students' writing, reading and textual production can be effectively carried out. The methodology adopted was qualitative. The work was aimed at teachers of 5th year of elementary school. Thus, it was sought to understand, through a questionnaire applied to educators, what their relationship with ICT - inside and outside the school environment and how they could bring them as support in working with the Portuguese Language. The educators who accepted to participate in the research affirm that it is necessary to seek qualification regarding the use of new educational technologies, even though this is not a recurring practice in the public schools of Porto Alegre. Even though in none of the participating schools there is no internet available to the students, perhaps this is the beginning of a reflection on a new learning model, providing interactive and collaborative constructions in the work with the Portuguese Language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectEducationen
dc.subjectNew technologiesen
dc.titleA utilização das tecnologias de informação e comunicação no apoio ao trabalho com a língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109443pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples