A aplicação de uma rádio recreio como metodologia pedagógica e instrumento de comunicação no ambiente escolar
dc.contributor.advisor | Favaretto, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, César Alexandre | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-27T04:04:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203855 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho é propor o uso de uma rádio recreio como metodologia pedagógica e instrumento de comunicação no ambiente escolar. Por tanto, atendendo a expectativa do trabalho foi desenvolvida uma programação envolvendo todas as áreas do conhecimento, dicas de diversos assuntos e informando os alunos sobre assuntos pertinentes a escola. As atividades referidas foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos, em São Leopoldo-RS, e os alunos que participaram fazem parte das turmas de terceiro ano do ensino médio do turno da manhã. Como contribuição pretende-se apresentar todo o processo da criação da rádio em quatro etapas, sendo que a última etapa será finalizada no final do mês de dezembro de 2018. A pesquisa se baseia em conceitos de Marcos Baltar, Marciel Consani e outros autores que trabalharam muito para demonstrar todas as potencialidades do uso da rádio no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work is to propose the use of a recreational radio as pedagogical methodology and communication tool in the school environment. Therefore, considering the expectation of the work was developed a programming involving all areas of knowledge, tips on various subjects and informing students about subjects relevant to the school. The mentioned activities were carried out at the State School of Villa Lobos in São Leopoldo-RS, and the students who participated are part of the third year classes of the high school of the morning shift. As a contribution we intend to present the whole process of creating the radio in four stages, and the last stage will be finalized at the end of December 2018. The research is based on concepts of Marcos Baltar, Marciel Consani and other authors who worked much to demonstrate all the potential of radio use in school. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Radio | en |
dc.subject | Rádio educativo (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Educacion | en |
dc.title | A aplicação de uma rádio recreio como metodologia pedagógica e instrumento de comunicação no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109419 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)