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dc.contributor.advisorSousa, Edson Luiz Andre dept_BR
dc.contributor.authorLeffa, Lisiane Molinapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:02:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203772pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é composta por três ensaios que buscam contornar a questão como transmitir uma experiência de ocupação de escolas no Brasil? a partir de duas experiências da autora com secundaristas brasileiros. Os três ensaios têm como articuladores em comum as imagens e as cadeiras escolares, coletadas através de mídia eletrônica. O primeiro ensaio apresenta uma contextualização do movimento de escolas ocupadas no Brasil entre 2015 e 2016, considerando este movimento como um espaço de criação, que se revela como imagem utópica, através de deslocamentos ético-políticos. O segundo ensaio percorre o pensamento do filósofo Walter Benjamin, investigando a relação entre objeto, experiência e transmissão, com o significante “cadeira” através de uma montagem de imagens e legendas de pesquisas sobre o objeto cadeira. O terceiro ensaio aborda os restos possíveis da experiência das ocupações de escolas no Brasil, tendo como chaves de transmissão as imagens e as possibilidades de criação, considerando a figuração das cadeiras estudantis como representantes simbólicos dos modos de fazer movimento de ocupação. Nesta pesquisa, os ensaios figuram locus de experiência, com a intenção de articular, como em uma experiência de ocupação, presença-movimentocriação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is composed of three essays that seek to circumvent the question how to convey an experience of occupying schools in Brazil? based on two experiences of the author with Brazilian secondary school students. The three essays have as articulators in common the images and the school chairs, collected through electronic media. The first essay presents a contextualization of the movement of schools occupied in Brazil between 2015 and 2016, considering this movement as a space of creation, which reveals itself as a utopian image, through ethical-political dislocations. The second essay runs through the philosopher Walter Benjamin's thinking, investigating the relationship between object, experience and transmission, with the signifier "chair" through an assembly of images and research captions on the object chair. The third essay discusses the possible remains of the experience of school occupations in Brazil, having the images and the possibilities of creation as transmission keys, considering the figuration of student chairs as symbolic representatives of the ways of making occupation movement. In this research, the essays are locus of experience, with the intention of articulating, as in an experience of occupation, presence-movement-creation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectTransmissão (Psicanálise)pt_BR
dc.subjectUtopiaen
dc.subjectStreamingen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectOcupaçãopt_BR
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectOccupationen
dc.subjectUtopiapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleEnsaios políticos, leituras utópicas : uma (dis)posição das cadeiras com as ocupações de escolas no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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