Navegação Jornal da Universidade por Assunto "Formação de professores"
Resultados 1-12 de 12
-
Aprendendo a ser professor de História
(2022) [Artigo de divulgação]Relato pessoal da trajetória de vida e formação profissional. -
Estudo propõe adaptações no ensino de matemática para alunos em tratamento oncológico
(2024) [Artigo de divulgação]Apresenta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, sobre os desafios enfrentados por alunos em tratamento de saúde e pelos professores, nas suas respectivas escolas, embora o ... -
Iniciativas de difusão da ciência esbarram no distanciamento que persiste entre saberes científicos e populares
(2024) [Artigo de divulgação]Reflete sobre os desafios para a popularização da ciência, como traduzir o conhecimento científico em linguagem e formatos atraentes para estudantes e sociedade em geral, falta de infraestrutura e recursos tecnológicos, ... -
Initiatives to diffuse science stumble upon the persistent distance between scientific and popular knowledge
(2024) [Artigo de divulgação]Reflete sobre os desafios para a popularização da ciência, como traduzir o conhecimento científico em linguagem e formatos atraentes para estudantes e sociedade em geral, falta de infraestrutura e recursos tecnológicos, ... -
Jornal da Universidade, 2013, v. 16, n. 160, jun. Caderno JU, n. 9
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2013) [Fascículo de periódico]Apresenta uma mudança na prática docente e a necessidade de aprender a ensinar por meio da experiência em sala de aula. -
Jornal da Universidade, 2014, v. 18, n. 173, set. Caderno JU, n. 22
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2014) [Fascículo de periódico]Expõe a realidade das escolas públicas da zona rural do Rio Grande do Sul, a partir de retratos das escolas Elisabete Grégis e Josefina Maggi Boff, localizadas no distrito Colônia do Fraga, no município de Caraá, e em ... -
Precariousness in the school environment and transformations in workplace affect teacher’s self-esteem and interest for the career
(2024) [Artigo de divulgação]Aborda temas relacionados à carreira de professor, como o oferecimento de licenciaturas, a permanência e evasão na profissão, a precarização das escolas, a família dos alunos e a valorização da profissão. -
Precarização no ambiente escolar e transformações no trabalho afetam autoestima de professores e interesse pela carreira
(2024) [Artigo de divulgação]Aborda temas relacionados à carreira de professor, como o oferecimento de licenciaturas, a permanência e evasão na profissão, a precarização das escolas, a família dos alunos e a valorização da profissão. -
Projects seek ways to improve graduate teaching training
(2023) [Artigo de divulgação]O aperfeiçoamento da formação na pós-graduação focada em docência é o tema desta reportagem que, também, lista os Programas de Pós-graduação da UFRGS com estágio docência obrigatório e entrevista docentes e discentes. -
Projetos buscam caminhos para melhorar a formação para a docência na pós-graduação
(2023) [Artigo de divulgação]O aperfeiçoamento da formação na pós-graduação focada em docência é o tema desta reportagem que, também, lista os Programas de Pós-graduação da UFRGS com estágio docência obrigatório e entrevista docentes e discentes. -
Stigma hinders access and permanence of autistic students in university
(2024) [Artigo de divulgação]Relatos de duas acadêmicas da UFRGS, com Transtorno do espectro autista, demonstram as dificuldades enfrentas no dia a dia da vida universitária. -
Tantos nós habitam os educadores populares
(2024) [Artigo de divulgação]Recorte de monografia que refletiu sobre a experiência de três professores que utilizam a educação popular como maneira de conduzir as aulas de Geografia.