Mostrando ítems 1-20 de 875

    • 21% das federais possuem uma política cultural 

      Costa, Fernanda da (2019) [Contribución a revista]
      A segunda reportagem da série que aborda aspectos da produção cultural, discute sobre quantas universidades federais possuem políticas culturais, a democratização da cultura, além de citar algumas políticas já em andamento ...
    • 85 anos de compromisso com o RS e o Brasil 

      Oppermann, Rui Vicente (2019) [Contribución a revista]
    • 85 anos de vivências 

      Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Museu Universitário (2019) [Contribución a revista]
      Conjunto de fotografias do período 1950-1990, pertencente ao Museu da UFRGS, que retratam atividades universitárias.
    • Acesso virtual a acervos situados em países do norte favorece o desenvolvimento de pesquisas sobre o Antigo Oriente no Brasil 

      Pereira, Pedro Henrique Tubiana (2023) [Contribución a revista]
      Trata da questão do acesso às fontes de informação digitalizadas, sobre o Antigo Oriente, representar novas possibilidades de pesquisa e olhares para os historiadores situados no Brasil.
    • Ações para inclusão 

      Morais, Ricardo (2020) [Contribución a revista]
      A matéria aborda as oportunidades e as iniciativas criadas pela Universidade para pessoas com deficiência, mas também as dificuldades que esses alunos ainda enfrentam na rotina estudantil da Instituição.
    • Acolhimento às crianças e adolescentes no abrigo sediado na Esefid 

      Vaccari, Alessandra; Ferreira, Anali Martegani; Issi, Helena Becker; Mata, Junia Aparecida Laia da; Wottrich, Laura A. F.; Valentini, Nadia Cristina; Zarth, Silvana Maria; Reidel, Tatiana; Wegner, Wiliam (2024) [Contribución a revista]
      Relato do grupo interdisciplinar que atuou no abrigo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da UFRGS, e foi responsável pelas atividades de acolhimento às crianças e adolescentes, vítimas da enchente no Rio ...
    • Um acontecimento chamado Mangueira 

      Pereira, Nilton Mullet (2019) [Contribución a revista]
      Trata do tema da campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2019, Estação Primeira de Mangueira, "História para ninar gente grande". Assinado por Nilton Mullet Pereira, professor da Faculdade de Educação/UFRGS.
    • Adoção da Ciência Aberta no Brasil enfrenta resistências de dentro da comunidade acadêmica 

      Marques, Simone Dias (2024) [Contribución a revista]
      Aborda o tema da Ciência Aberta e os desafios enfrentados para sua adoção e desenvolvimento no Brasil, bem como o sistema de avaliação da produção científica e os acordos transformativos com as editoras, gerenciados pela Capes.
    • Afrocentricidade em saúde: uma abordagem holística para acolhimento e representatividade de pessoas pretas 

      Marques, Simone Dias (2024) [Contribución a revista]
      A medicina afrocentrada busca um atendimento humanizado e coerente com a perspectiva do sujeito africano. A reportagem apresenta esse movimento, as iniciativas de combate ao racismo e à promoção da diversidade e inclusão ...
    • Agricultura orgânica propicia modelo de economia sustentável no Litoral Norte 

      Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Jornal da Universidade (2024) [Contribución a revista]
      Resgata a reportagem, publicada no Jornal da Universidade em março de 2015, sobre a agricultura orgânica, como uma forma de desenvolver uma economia sustentável.
    • Ailton Krenak: “A Terra pode nos deixar para trás e seguir o seu caminho” 

      Ortega, Anna (2020) [Entrevista]
      Breve trajetória do indígena Ailton Krenak e entrevista sobre a relação do ser humano com a natureza, as crises globais e a sua terra natal.
    • Ailton Krenak: “Earth can leave us behind and go its own way” 

      Ortega, Anna (2024) [Entrevista]
      Breve trajetória do indígena Ailton Krenak e entrevista sobre a relação do ser humano com a natureza, as crises globais e a sua terra natal.
    • Além da teoria e da prática 

      Corazza, Sandra Mara (2019) [Contribución a revista]
      O artigo aborda a importância do diálogo entre a experiência do ensino superior e da educação básica como um dos pilares da escola brasileira. Além disso, apresenta uma discussão breve sobre a docência e práticas docentes. ...
    • Alimentação: um modo de amar os outros 

      Baptista, Daniel (2019) [Contribución a revista]
    • “Alpen 1”, fotografia de Marina Camargo, e seus múltiplos reflexos 

      Motta, Gabriela (2024) [Contribución a revista]
      Analisa o projeto de Marina Camargo, o Alpenprojekt, que se propõe a estudar a paisagem enquanto materialidade.
    • Alteração na fauna de borboletas está ligada à silvicultura e a florestas não nativas, diz estudo 

      Giordani, Gabhriel (2022) [Contribución a revista]
      Divulga a pesquisa, realizada no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal da UFRGS, que avaliou a presença de diferentes espécies de borboletas frugívoras em florestas não nativas.
    • A Antropofagia periférica de José Falero 

      Gomes Filho, Alexandre Briozo (2024) [Contribución a revista]
      Reportagem especial sobre a crônica “De Volta ao Campus”, de José Falero, publicada no livro “Mas em que mundo tu vive?”, que integra a lista de leituras obrigatórias para a prova de Literatura em Língua Portuguesa do ...
    • Apesar de mudanças na lei, bioma Pampa sofre com perda de vegetação 

      Bobsin, Rafaela (2024) [Contribución a revista]
      Aborda a crescente perda de vegetação do bioma Pampa, que foi reconhecido somente na Constituição a partir de 2004, passando, então, a ser protegido enquanto vegetação nativa.
    • Apoio geotecnológico nas encostas do Rio Grande do Sul 

      Andrades-Filho, Clódis; Mexias, Lorenzo; Oliveira, Guilherme de; Guasselli, Laurindo; Sluter, Claudia; Iescheck, Andrea (2024) [Contribución a revista]
      Trata do mapeamento de movimentos de massa ocorridos na Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, realizado por sensoriamento remoto, com o objetivo de indicar diretrizes para projetos de reconstrução.
    • Aposta no longo prazo 

      Cardoso, Everton (2019) [Contribución a revista]
      Trata da criação do Fundo Centenário, em 2017, pela Escola de Engenharia (EE) da UFRGS. O fundo prevê ser uma fonte de recursos de suporte à projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Escola de Engenharia.