Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosangela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorAdam, Virgínia Jaiane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T04:01:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203239pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a investigar os benefícios do uso de recursos de mídias digitais para a leitura na Educação Infantil, assim como trazer alternativas de material didático envolvendo a leitura, visando promover a curiosidade, a interação entre os alunos e o contato com as práticas de leitura. A questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: o uso de aplicativos na Educação Infantil pode possibilitar benefícios no processo de leitura e escrita? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, e os dados analisados derivaram dos desenhos produzidos pelos alunos da educação infantil durante as atividades de leitura com o uso de appbooks. Como base teórica, foram usados autores como Pelegrini (2001), Sampaio (1997) e Cosson (2011) para os conceitos de letramento; e Leffa (2006), Silva, Fagundes e Menezes (2018) para conceitos de interatividade; e também a caracterização da ferramenta chamada APPBOOK. A análise dos dados evidenciou que o universo dos sons, dos comandos digitais dos apps, as cenas e os personagens das histórias interativas, as narrativas, fizeram o olhar dos alunos despertar para um aprendizado diferente, onde aprender se faz brincando. Entende-se que, desde essa etapa da educação, é possível estabelecer uma metodologia que possibilite que a leitura faça parte da rotina dos alunos, e defende-se a necessidade da formação continuada dos professores para o trabalho com as mídias digitais em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the benefits of using digital media resources for reading in Early Childhood Education, as well as to bring alternatives to didactic material involving reading, in order to promote curiosity, interaction among students and contact with reading practices. The guiding question of this research is based on the following possibility: the use of applications in Early Childhood Education can provide benefits in the reading and writing process? The methodology is organized from a qualitative approach based on a case study, and the data analyzed derive from the drawings produced by the children's students during reading activities with the use of appbooks. As a theoretical basis, authors such as Pelegrini (2001), Sampaio (1997) and Cosson (2011) were used for the concepts of literacy; and Leffa (2006), Silva, Fagundes and Menezes (2018) for concepts of interactivity; and also the characterization of the tool called APPBOOK. Analysis of the data showed that the universe of sounds, the digital commands of the apps, the scenes and the characters of the interactive stories, the narratives, made the pupils' gaze awaken to a different learning, where you learn joking. It is understood that, since this stage of education, it is possible to establish a methodology that allows reading to be part of the routine of the students, and it is defended the need for the continued training of teachers to work with digital media in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDigital mediaen
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.titleO uso do appbook na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108955pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples