O uso de tecnologias digitais na prática pedagógica: um estudo de caso com professores de uma escola pública
dc.contributor.advisor | Fuck, Rafael Schilling | pt_BR |
dc.contributor.author | Rabaioli, Sônia Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T04:00:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203232 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente Monografia aborda uma investigação sobre uso de Tecnologias Digitais (TD) na prática pedagógica de professores que lecionam em uma escola pública. O problema de pesquisa que deu origem a essa investigação foi, a saber: como os professores de uma escola pública estão utilizando as Tecnologias Digitais em sua prática pedagógica? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender como os professores utilizam as TD em seu trabalho pedagógico. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam Tecnologias Digitais na Educação e na Formação de Professores. Para responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, na qual participaram 04 professores de uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul (RS). Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários semiestruturados, entrevistas e observações registradas em um diário de campo. Como resultados, percebeu-se que alguns professores não estão preparados para dar aulas, usando as Tecnologias Digitais, e acabam não frequentando as salas de multimídias que sua escola dispõe. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph deals with an investigation on the use of Digital Technologies (TD) in the pedagogical practice of teachers who teach in a public school. The research problem that gave rise to this investigation was: how are the teachers of a public school using the Digital Technologies in their pedagogical practice? Thus, the general objective of the research was to understand how teachers use TD in their pedagogical work. The theoretical framework was based on authors who approach Digital Technologies in Education and Teacher Training. To answer the research problem and to meet its objectives, a qualitative research was developed, in which 04 teachers from a public school, located in the interior of Rio Grande do Sul (RS), participated. The instruments for data collection were semi-structured questionnaires, interviews and observations recorded in a field diary. As a result, it has been noticed that some teachers are not prepared to teach using Digital Technologies, and they do not use the multimedia rooms that their school has. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Teaching and Learning | en |
dc.title | O uso de tecnologias digitais na prática pedagógica: um estudo de caso com professores de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108926 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)