Show simple item record

dc.contributor.advisorFuck, Rafael Schillingpt_BR
dc.contributor.authorRabaioli, Sônia Mariapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T04:00:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203232pt_BR
dc.description.abstractA presente Monografia aborda uma investigação sobre uso de Tecnologias Digitais (TD) na prática pedagógica de professores que lecionam em uma escola pública. O problema de pesquisa que deu origem a essa investigação foi, a saber: como os professores de uma escola pública estão utilizando as Tecnologias Digitais em sua prática pedagógica? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender como os professores utilizam as TD em seu trabalho pedagógico. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam Tecnologias Digitais na Educação e na Formação de Professores. Para responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, na qual participaram 04 professores de uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul (RS). Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários semiestruturados, entrevistas e observações registradas em um diário de campo. Como resultados, percebeu-se que alguns professores não estão preparados para dar aulas, usando as Tecnologias Digitais, e acabam não frequentando as salas de multimídias que sua escola dispõe.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph deals with an investigation on the use of Digital Technologies (TD) in the pedagogical practice of teachers who teach in a public school. The research problem that gave rise to this investigation was: how are the teachers of a public school using the Digital Technologies in their pedagogical practice? Thus, the general objective of the research was to understand how teachers use TD in their pedagogical work. The theoretical framework was based on authors who approach Digital Technologies in Education and Teacher Training. To answer the research problem and to meet its objectives, a qualitative research was developed, in which 04 teachers from a public school, located in the interior of Rio Grande do Sul (RS), participated. The instruments for data collection were semi-structured questionnaires, interviews and observations recorded in a field diary. As a result, it has been noticed that some teachers are not prepared to teach using Digital Technologies, and they do not use the multimedia rooms that their school has.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectTeaching and Learningen
dc.titleO uso de tecnologias digitais na prática pedagógica: um estudo de caso com professores de uma escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108926pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record