Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosangela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Samanta Braga Torres dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T04:00:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203229pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a investigar as possibilidades de uso do site de rede social Facebook como recurso pedagógico em atividades extraclasse de ensino da Língua Espanhola. A principal questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte possibilidade: É possível usar o Facebook e criar um grupo para a interação e comunicação dos seus membros, com objetivo de explorar a leitura, escrita, escuta e fala de uma segunda língua? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso e observação participante, e os dados analisados derivaram das interações comunicativas emergentes de atividades extraclasse realizadas com alunos do oitavo ano de uma escola pública. Como base teórica, foram usados autores como Bauman, Bona, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky. A análise dos dados evidenciou que o site de rede social Facebook pode ser um aliado no processo de ensino-aprendizagem em atividades extraclasse. Além da participação ativa dos alunos, observou-se a participação ativa da professora. A prática diferenciada criou oportunidades de interagir em comunidade, conhecendo e compartilhando outras culturas, desenvolvendo um conjunto de aspectos sociais e cognitivos que auxiliam a formar o pensamento crítico do educando, bem como incentivou a interação social e a autonomia, aspectos tão presentes na sociedade atual.pt_BR
dc.description.abstractThe present study proposes to investigate the possibilities of using the social network Facebook as a pedagogical resource in extra-class activities of Spanish Language. The main question of this research is based on the following possibility: Is it possible to use Facebook and create a group for the interaction and communication of its members, in order to explore the reading, writing, listening and speaking of a second language? The methodology is organized from a qualitative approach based on a case study and participant observation, and the data analysed derive from the emergent communicative interactions of extra-class activities carried out with eighth grade students from a public school. As a theoretical basis, authors such as Bauman, Bonn, Palfrey, Garcia, Koehler, Prensky, Recuero, Vigotsky were mobilized. The analysis of the data showed that the social networking site Facebook could be an ally in the teaching-learning process in extra-class activities. In addition to the active participation of the students, the active participation of the teacher was observed. The differentiated practice created opportunities to interact in community, to knowing and sharing other cultures, to developing a set of social and cognitive aspects that help to form the critical thinking of the learner; as well as encouraged social interaction and autonomy, aspects present in today's society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectSpanish languageen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAbilitiesen
dc.subjectPedagogical toolen
dc.titleO facebook como aliado na aprendizagem da língua espanholapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples