Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Liége Freitaspt_BR
dc.contributor.authorLima, Rosaura Vincentpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T04:00:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203228pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia mudou as relações sociais e criou novas formas de aprender, pesquisar e conviver. Contudo, no campo da Educação, muitos estudantes ainda não possuem acesso ou não estão integrados com as mídias e tecnologias, e as desigualdades sociais e econômicas dificultam o processo de inclusão digital. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo promover a inclusão digital de alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental através do planejamento e construção de um blog de notícias. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em três etapas: (1) aplicação de questionário – por meio do qual se obteve um diagnóstico sobre o nível de acesso dos alunos do 5º ano da escola em relação às mídias e tecnologias; (2) primeira sessão de trabalho – com a produção de notícias sobre a escola; (3) segunda sessão de trabalho – com a produção de notícias sobre Bullying. Como resultado, constatou-se que o blog é uma ferramenta midiática produtiva e potente para ser incorporada nas práticas pedagógicas de professores. Além da experiência de aprenderem a elaborar, produzir as notícias e publicar no blog, a pesquisa também apresenta como efeito o desenvolvimento de textos autorais por parte dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractTechnology haschanged social relationships and created new ways of learning, researching and socializing. However, in the field of Education, manystudentsstill not having access or are not integrated with the media and technologies, and social and economicinequalitieshinder the process of digital inclusion. From this scenario, the present research aims to promote the digital inclusion of students from a 5th-gradeelementary school class through the planning and construction of a news blog. To reach the objective, a qualitative research wascarried out, divided in threestages: (1) application of a questionnaire - throughwhich a diagnosiswasobtained on the level of access of 5th-gradestudents of the school in relation to the media and technologies; (2) first workingsession - production of news about the school; (3) secondworkingsession - production of news about Bullying. As result, it wasfound out that the blog is a productive and powerful media tool to be incorporatedintoteachers' pedagogicalpractices. Besides the experience of learning to elaborate, produce the news and publish in the blog, the research alsopresents the effect of the development of copyrighted texts by the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectBlogen
dc.titleA construção de um blog de notícias como prática de inclusão digital : experiência com uma turma de 5º anopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108892pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples