Mídias digitais nas aulas de língua portuguesa na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência com Blog
dc.contributor.advisor | Mehlecke, Querte Teresinha Conzi | pt_BR |
dc.contributor.author | Guerra, Rubiane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T04:00:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203227 | pt_BR |
dc.description.abstract | As mídias digitais veem ganhando espaço nas escolas públicas de todo o mundo. Com isso, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise da utilização das mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos – EJA, através da construção de um Blog para publicação de produções dos alunos. Este trabalho foi elaborado após a análise da utilização de recursos digitais pelos alunos desta modalidade de ensino, de uma escola pública localizada na cidade de São Marcos, Rio Grande do Sul, sendo dividido em contexto bibliográfico da EJA, da escrita e da utilização de tecnologias digitais em sala de aula, análise da realidade educacional para sondagem do saber digital dos educandos, plano didático de aprendizagem com a utilização das mídias elaborado pela professora autora do projeto, avaliação do plano didático pelo professor e alunos e reflexões sobre o mesmo. Nota-se com este trabalho que a utilização das mídias se faz necessário e que a intervenção do professor nesta utilização é fundamental. No trabalho realizado foi apresentado aos alunos um plano que os estimulou e fez com que aprendessem e dessem valor a escrita e as mídias digitais como ferramenta educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Digital media is gaining ground in public schools around the world. The purpose of this paper is to present an analysis of the use of digital media in Portuguese Language classes in Youth and Adult Education – EJA, through the construction of a Blog for publication of student productions. This work was elaborated after the analysis of the use of digital resources by the students of this modality of education, of a public school located in the city of São Marcos, Rio Grande do Sul, being divided in the bibliographic context of the EJA, the writing and the use of digital technologies in the classroom, analysis of the educational reality to survey the digital knowledge of the learners, didactic plan of learning with the use of the media elaborated by the teacher author of the project, evaluation of the didactic plan by the teacher and students and reflections on it. It is noted with this work that the use of the media is necessary and that the intervention of the teacher in this use is fundamental. No trabalho realizado foi apresentado aos alunos um plano que os estimulou e fez com que aprendessem e dessem valor a escrita e as mídias digitais como ferramenta educacional. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject | Digital media | en |
dc.subject | Youth and Adult Education | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Learning didactic plan | en |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Mídias digitais nas aulas de língua portuguesa na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência com Blog | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital media in Portuguese Language lessons in Education of Youth and Adults (EJA) : an experience with Blog | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001108902 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)