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dc.contributor.advisorLopes, Rita de Cassia Sobreirapt_BR
dc.contributor.authorSteibel, Denisept_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T04:01:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202549pt_BR
dc.description.abstractA UTI neonatal é um ambiente altamente intrusivo, sendo um desafio para pais e equipe manter-se integrados emocionalmente. Partindo deste potencial intrusivo, esta tese teve como objetivo desenvolver uma técnica de intervenção pais-bebê menos intervencionista. Em especial, buscou-se uma forma de adaptar-se às necessidades das mães neste contexto, no intuito de oferecer uma escuta qualificada e um espaço continente. A terapeuta baseou-se no método Bick de observação de bebê e na teoria e técnica psicanalítica de atendimento a pacientes regressivos de Donald Winnicott. Foi analisado extensivamente um dos casos atendidos durante o período de hospitalização do bebê prematuro, bem como discutido aspectos sobre o ambiente da UTI neonatal. Conclui-se que a presença de um profissional da saúde mental que tenha um percurso intenso e rigoroso de treinamento da capacidade de escuta, deixando-se usar para compartilhar experiências intensas e primitivas com as mães e a equipe, tem uma função integradora importante.pt_BR
dc.description.abstractThe NICU environment is highly intrusive and therefore a challenge for parents and staff to keep emotionally together. Based on this intrusive aspect, this thesis aimed to develop an parent-infant intervention less intrusive. In particular, we sought a way to adapt to the needs of mothers in this context , in order to offer a qualified listening and a continent space. The therapist was based on the Bick method of infant observation and psychoanalytic technique of regressive patients described by Donald Winnicott. For this, it was analyzed extensively one of the cases seen by the author during the premature infant hospitalization and it also was discussed dynamics aspects of the NICU environment. It was concluded that the presence of a mental health professional that has an intense and rigorous training in the ability to listen and in the capacity to let be used to share intense and primitive experiences with the mothers and the staff has an important integrative function in this naturally disruptive environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMétodos de observaçãopt_BR
dc.subjectParent-infant interventionen
dc.subjectRecém-nascidos prematurospt_BR
dc.subjectPrematurityen
dc.subjectIntervenção psicológicapt_BR
dc.subjectBick methoden
dc.subjectUnidades de terapia intensiva neonatalpt_BR
dc.titleDa observação ao atendimento na UTI neonatal : por uma intervenção menos intervencionistapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001102746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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