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dc.contributor.advisorGarcia, Rosangela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorPrestes, Yane de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-14T03:59:07Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202505pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a investigar o uso do áudio na Contação de Histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental; assim como, estimular o desenvolvimento do imaginário infantil, estimulando o gosto pela leitura e despertando o senso crítico. A questão norteadora desta investigação se baseia na seguinte proposição: O uso do áudio pode contribuir para o estimulo do interesse por ouvir histórias, fortalecendo o imaginário infantil e a formação de um aluno leitor? A metodologia organiza-se a partir de uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso, e os dados analisados derivaram dos desenhos produzidos por duas turmas de primeiro e segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafim Ávila. Como base teórica foram usados autores como Abramovich (1989), Marcuschi (1997), Derdyk (1994), Lowenfeld (1970) e Vygotsky (2009) para os conceitos de Contação de Histórias, Imaginário Infantil, Oralidade e Fases e simbologia do Desenho Infantil. A análise dos dados evidenciou que a Contação de Histórias com uso da tecnologia desperta maior interesse, sendo aliadas no processo de construção da imaginação, criticidade e criatividade entre as crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe present study proposes to investigate the use of audio in Storytelling in the initial years of Elementary School; as well as stimulating the development of the children's imagination, stimulating the taste for reading and awakening the critical sense. The guiding question of this investigation is based on the following proposition: Can the use of audio contribute to the stimulation of interest in listening to stories, strengthening the children's imagination and the formation of a student reader? The methodology is based on a qualitative approach based on a case study, and the data analyzed derive from the designs produced by two first and second year classes at the Municipal School of Elementary Education Serafim Ávila. As a theoretical basis, authors such as Abramovich (1989), Marcuschi (1997), Derdyk (1994), Lowenfeld (1970) and Vygotsky (2009) were used for the concepts of Storytelling, Imaginary Children, Orality and Phases and symbology of Children's Drawing . The analysis of the data showed that the Storytelling with the use of technology arouses greater interest, being allied in the process of imagination building, criticality and creativity among children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectImaginário infantilpt_BR
dc.subjectChildren's Imaginaryen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAudio storiesen
dc.titleA contação de histórias além do livropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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