The root of all evil : tradition and morphology in alan moore’s swamp thing
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa estuda, através do escopo da Teoria Narrativa, a presença da tradição na re-criação do personagem Monstro do Pântano, da DC Comics, por Alan Moore. O objeto do trabalho é “The End”, última história do arco intitulado American Gothic, publicado entre junho de 1985, em Swamp Thing #37, até julho de 1986, em Swamp Thing #50. Esta tese é estruturada em cinco capítulos. O primeiro apresenta contextualização, lastro teórico e as escolhas realizadas. O segundo acompanha o desenvolvimento ...
Esta pesquisa estuda, através do escopo da Teoria Narrativa, a presença da tradição na re-criação do personagem Monstro do Pântano, da DC Comics, por Alan Moore. O objeto do trabalho é “The End”, última história do arco intitulado American Gothic, publicado entre junho de 1985, em Swamp Thing #37, até julho de 1986, em Swamp Thing #50. Esta tese é estruturada em cinco capítulos. O primeiro apresenta contextualização, lastro teórico e as escolhas realizadas. O segundo acompanha o desenvolvimento do personagem desde sua origem, em House of Mystery #92 (1971), até a última edição antes de American Gothic, Swamp Thing #36 (1985). No terceiro capítulo é realizada uma revisão do arco American Gothic, seguida de considerações sobre seus aspectos narrativos significativos. O quarto capítulo analisa a história “The End”, de acordo com os princípios compilados por Verman e Vervaeck no livro Handbook of Narrative Analysis (2005). O texto é, então, analisado em termos de suas estruturas narrativas (ações e eventos, actantes e personagens, cenário, tempo, narração e focalização). Esta etapa traça paralelos entre elementos da história e da tradição, como os modelos estruturais de Vladimir Propp (1968), A. J. Greimas (1987), Claude Lévi-Strauss (1963) e Joseph Campbell (2004). Outros aspectos da tradição presentes na história também são discutidos neste ponto. O capítulo cinco, prefaceado por rápidas considerações sobre a poética de Moore, foca em colocar os dados examinados a serviço de uma interpretação, com especial atenção para a maneira em que Moore, intencionalmente, emprega elementos da tradição para criar uma narrativa que frequentemente serve um propósito desconstrutivo, minando as próprias fundações que erigiu. ...
Abstract
This work aims at analyzing aspects pertaining to tradition in Alan Moore’s re-creation of the DC Comics’ character Swamp Thing through the scope of Narrative Theory. The object of this work is “The End”, the last part of the story arc entitled American Gothic, published between June 1985, with Swamp Thing #37, and July 1986, with Swamp Thing #50. The dissertation is structured in five chapters: the first one explains what is to be done in the work, briefly presents the theoretical background a ...
This work aims at analyzing aspects pertaining to tradition in Alan Moore’s re-creation of the DC Comics’ character Swamp Thing through the scope of Narrative Theory. The object of this work is “The End”, the last part of the story arc entitled American Gothic, published between June 1985, with Swamp Thing #37, and July 1986, with Swamp Thing #50. The dissertation is structured in five chapters: the first one explains what is to be done in the work, briefly presents the theoretical background and the choices involved; chapter two follows the development of the character, from its origin in House of Mystery #92 (1971) up to the last issue before American Gothic starts, Swamp Thing #36 (1985); chapter three focuses the American Gothic arc, presenting a brief analysis of the story in its significant narrative aspects; chapter four analyses the story “The End” through the scope of Narrative Theory, according to the principles compiled by Herman and Vervaeck in their book Handbook of Narrative Analysis (2005). To that end, the text is decomposed into its narrative structures (namely, actions and events, actants and characters, setting, time, narration and focalization). During this step, parallels between the story’s elements and established elements of tradition, such as deep structure models for the analysis of myths and the heroic journey, are made, notably Vladimir Propp (1968), A. J. Greimas (1987), Claude Lévi-Strauss (1963) and Joseph Campbell (2004). Other aspects of the tradition appearing in the story, are also discussed at this point. Finally, chapter five, which is prefaced by a quick assessment of Moore’s poetics, focuses in putting the data acquired to the service of an interpretation, with particular attention to the ways in which Moore knowledgeably employs traditional elements in order to create a narrative that consistently serves a deconstructive purpose, effectively working to undermine the foundations it is built upon. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)
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