Desenvolvimento, validação e avaliação da eficácia de um material educativo impresso como estratégia terapêutica adjuntaao tratamento de pacientes com doenças periodontais
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Development, validation and efficacy of a printed education material as adjunct therapeutic strategy to patients with periodontal diseades
Assunto
Resumo
O objetivo desta dissertação foi desenvolver e validar um material educativo impresso (MEI) que oferece informações baseadas em evidências científicas, para auxiliar no processo de instrução de higiene bucal durante a terapia periodontal (Estudo 1) e realizar um ensaio clínico piloto para avaliar o impacto desse MEI no tratamento das doenças periodontais (Estudo 2). No Estudo 1, de metodologia qualitativa, um MEI foi desenvolvido de acordo com os métodos propostos por referenciais teóricos para ...
O objetivo desta dissertação foi desenvolver e validar um material educativo impresso (MEI) que oferece informações baseadas em evidências científicas, para auxiliar no processo de instrução de higiene bucal durante a terapia periodontal (Estudo 1) e realizar um ensaio clínico piloto para avaliar o impacto desse MEI no tratamento das doenças periodontais (Estudo 2). No Estudo 1, de metodologia qualitativa, um MEI foi desenvolvido de acordo com os métodos propostos por referenciais teóricos para ser utilizado durante o tratamento periodontal. Foi avaliado por cirurgiões dentistas, profissional especialista em linguagem e pacientes por meio de entrevistas e questionários. Dessa forma, um MEI foi validado com informações adequadas, do ponto de vista profissional e de acordo com as necessidades dos pacientes, na língua portuguesa, em nível de escolaridade compatível com o quinto ano do ensino fundamental, para ser utilizado como ferramenta auxiliar durante o tratamento periodontal. No Estudo 2, avaliou-se a eficácia de um MEI na saúde bucal de pacientes em tratamento periodontal, por meio de um ensaio clínico randomizado piloto com 20 indivíduos com diagnóstico de gengivite. O exame clínico foi realizado por um examinador calibrado antes do início do tratamento periodontal e compreendeu Índice de Placa Visível (IPV), Índice de Sangramento Gengival (ISG) e avaliação de fatores retentivos de placa. No primeiro dia de tratamento, todos os pacientes receberam instrução, treinamento e motivação para higiene bucal, pelo aluno que os atendia, como é feito na rotina diária da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse momento, os pacientes também responderam a um teste de conhecimento sobre doenças periodontais. Os indivíduos foram randomizados para os grupos teste e controle, e o grupo teste recebeu um MEI ao final da primeira consulta. Após 4 a 5 semanas, foram repetidos o exame clínico e o teste de conhecimento. As diferenças médias para número de acertos no teste de conhecimento e para IPV e ISG foram comparadas por meio de Análise de Covariância. Houve aumento significativo no número de questões “certas” e redução significativa no número de questões “não sei” no teste de conhecimento no grupo teste, em relação ao grupo controle ao final do estudo (p<0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa para IPV entre os grupos, enquanto que o grupo teste mostrou ISG significativamente menor (30,5% IC95% 25,29 - 35,62) em relação ao grupo controle (46,8 % IC95% 41,63 - 51,96; p <0,001) ao final do estudo. O MEI previamente validado mostrou-se efetivo na melhora do conhecimento a respeito das doenças periodontais e na redução da inflamação gengival dos pacientes em tratamento periodontal, atuando como auxiliar na instrução de higiene bucal. ...
Abstract
The aim of this study was to develop and validate an evidence based printed educational material (PEM), to assist in the oral hygiene instruction process during periodontal therapy (study 1) and to perform a pilot clinical trial in order to evaluate the impact of this PEM in the treatment of periodontal diseases (study 2). In study 1, with a qualitative methodology, a PEM was developed according to the methods proposed by theoretical models in order to be used during periodontal treatment. It w ...
The aim of this study was to develop and validate an evidence based printed educational material (PEM), to assist in the oral hygiene instruction process during periodontal therapy (study 1) and to perform a pilot clinical trial in order to evaluate the impact of this PEM in the treatment of periodontal diseases (study 2). In study 1, with a qualitative methodology, a PEM was developed according to the methods proposed by theoretical models in order to be used during periodontal treatment. It was evaluated by dentists, language specialists and patients through interviews and questionnaires. Thus, the PEM was validated with the basic information, both from the professional point of view and according to the patients' needs, in the Portuguese language, appropriate for individuals who studied at least until to the fifth year in the school, in order to be used as an auxiliary tool for periodontal treatment. In study 2, it was evaluated the efficacy of PEM in oral health from patients undergoing periodontal treatment by means of a pilot randomized clinical trial with 20 individuals with gingivitis. The clinical examination was performed by a calibrated examiner prior to the start of periodontal treatment and comprised of Visible Plaque Index (IPV), Gingival Bleeding Index (GI) and the presence of plaque retentive factors. On the first day of treatment, all the patients received instruction, training and motivation for oral hygiene by the student who attended them, as is done in the daily routine of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul. All patients answered to a test of knowledge about periodontal diseases. Subjects were randomized to the test and control groups, and the test group received a PEM at the end of the first visit. After 4 to 5 weeks, the clinical examination and the knowledge test were repeated for both test and control groups. The mean differences for number of correct answers in the knowledge test and for IPV and ISG were compared through Covariance Analysis. There was a significant increase in the number of "certain" questions and a significant reduction in the number of "I do not know" questions in the knowledge test for the test group, compared to the control group at the end of the study (p <0.001). There was no statistically significant difference for IPV between the groups, while the test group showed significantly lower ISG (30.5% CI 95% 25.29 - 35.62) than the control group (46.8% CI 95% 41.63 - 51.96, p <0.001) at the end of the study. The previously validated MEI was effective in improving knowledge about periodontal diseases and reducing the gingival inflammation of patients in periodontal treatment, acting as an aid in oral hygiene instruction. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Coleções
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Ciências da Saúde (9085)Odontologia (754)
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